Human Development Report 2005, ONU (pp. 270-3)
[Se clicar no título deste post terá acesso ao documento respectivo. Se clicar no gráfico terá mais facilidade em o ler.]
Quanto mais elevado for o índice (de Gini), maior é a desigualdade. Portugal está bem classificado, sendo líder claro entre 26 países europeus. E vejamos que ficamos logo atrás de países como os EUA, onde reina a economia de mercado pura, o capitalismo selvagem, sem os níveis de assistência e protecção social que ainda existe na Europa ou que supostamente existe em Portugal.
EDUCAÇÃO
A desigualdade de rendimentos tem subjacente outras desigualdades. Nomeadamente no acesso ao sucesso educativo. A educação é aqui chamada porque a mobilidade social e o acesso a profissões propiciadoras de rendimentos mais elevados se conseguem também através da educação, do nível das habilitações escolares. E existem estudos em Portugal que indicam que são as classes mais favorecidas que conseguem aceder a cursos universitários de melhor prestígio e melhor saída, que por sua vez asseguram o acesso a profissões melhor remuneradas e socialmente mais valorizadas. Trata-se de reprodução da desigualdade social, de classe e de rendimentos.
NOTA: www.fazermais.blogspot.com
(Projecto educativo Fazer + por quem carrega um sinal -)
Sem comentários:
Enviar um comentário