«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, junho 26, 2006

150. Anti-ninguém III («Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz»)

Agnus Dei de Francisco de Zurburán (1598-1664): Copyright © Museu Nacional do Prado Madrid.

A procura de cordeiros que se imolem para os demais se libertarem da suas agruras, mágoas, penas, aflições ou pecados - como os custos psicológicos da inacção cívica -, é totalmente alheia a este blogue.
O Olho de Fogo, por mais que dê jeito, não é um cordeiro para imolação, não pretende tirar pecados nenhuns do mundo nem dar a paz a quem, porventura, criou a falsa expectativa de ser um blogue anti-alguém. A paz interior conquista-se por dentro, passe-se o pleonasmo.
Este blogue resume-se a uma palavra: cidadania. Falar de assuntos e estados de coisas que nos implicam e nos dizem directamente respeito. Com a razão e com alegria. Pelo menos enquanto não houver delito de opinião ou de expressão no Estado Democrático e de Direito que é Portugal.
Numa sociedade onde poucas vozes dissonantes se fazem ouvir ou onde as pessoas se emudecem por recear discordar (e justificam-no por esta ou aquela razão, por esta ou aquela pessoa), procura-se projectar em terceiros esse desejo, essa libertação, para resolver e satisfazer uma necessidade ou défice cidadão.
O Olho de Fogo não fala por ninguém nem contra ninguém.

Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, dona nobis pacem. [Era o que faltava...] Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário