«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, agosto 19, 2006

29. Interessa? Não interessa? Os privados já decidiram III

Enquanto alguns andam indecisos, ora interessa ora não interessa o Surf para nada, há quem mantenha o interesse desde o início. Porque as empresas, os privados, percebem o interesse comercial, nomeadamente na promoção da imagem exótica da ilha - não é com intuito de trazer surfistas e encher os hóteis de surfistas que utilizam imagens de surf ou divulgam as condições para esta prática desportiva.

Pelos factos em cima da mesa, só alguns políticos batem (minimizam, desdenham) o potencial desportivo, económico, ambiental, promocional e turístico do Surf quando pretendem evitar argumentos desfavoráveis à concretização de certas obras na linha costeira da ilha. Porque os surfistas têm massa crítica: sabem inquirir e agir. Por isso, são encarados como um "atrapalho" a certos desígnios. Veja-se o caso da organização internacional Save the Waves, que nasceu impulsionada pela acção face à construção da dita promendade/paredão do Jardim do Mar.


1- No site da Hotel Rental Group, aqui, pode ler-se:

«Unlimited space for sports. Because of its mild climate and particular terrain, Madeira offers exceptional conditions for sport throughout the year and the island has been chosen to host many international sporting events.
Surrounded by the sea, it is natural that a vast array of water sports should be on offer, with surfing, windsurfing, diving, sailing, canoeing and water-skiing being easily accessible leisure pursuits.»


2- No site turístico da Madeira da Strawberry World podemos ler aqui o seguinte:

«O surf na Ilha da Madeira só começou a ser descoberto há cerca de quatro anos, quando os profissionais e os amantes desta modalidade reconheceram as excelentes condições que esta região tem para oferecer. A notícia desta "descoberta" espalhou-se por todos os amantes de surf portugueses e chegou finalmente ao Brasil.
Mas foi apenas quando começou a sair nas publicações especializadas que a Madeira se tornou reconhecida como local de surf de qualidade.
As costas são acidentadas e íngremes e as rochas no fundo do mar não só produzem excelentes ondas, como também saídas da água aparatosas.
Acima de tudo, aconselhamo-lo a tomar algumas precauções. Se é principiante tem que ter cuidado com as formações rochosas e com o calhau à beira mar. Temos certeza que não gostaria de ser apanhado numa onda em praias como estas!
Devido à sua localização, o arquipélago da Madeira é um local privilegiado para receber "swells" do Atlântico Norte e tem todo o tipo de ondas, desde "point breaks" a " reef breaks".
O clima subtropical permite-lhe encontrar temperaturas na casa dos 15º C, na época mais fria, e 21º C, na época mais quente. Mas, em todo o caso, traga um fato de corpo inteiro... ou melhor... traga dois, porque enquanto surfa pode deixar o outro a secar.
Os melhores meses para surfar são considerados época baixa, o que lhe permite escolher um hotel ou alugar um automóvel a preços muito mais baratos.
Traga a sua prancha e descubra o potencial do surf na Madeira!»


3- O sítio do Hotel Paul do Mar), imagens de surf na Madeira (veja aqui) para promover o factor exótico.

2 comentários:

  1. há pouco tempo estive a fazer uma pesquisa na net e é isso mesmo, surf in madeira aparece por todo o lado.
    Agora atenção, o surf tem potencial sim senhor, mas muitas vezes a parte económica e a parte ambiental acabam por não se encontrarem... temos exemplos disso espalhados por todo o mundo, onde picos foram explorados até à exaustão, onde as ondas se mantêm mas tudo o resto foi varrido a betão. eh espera...deixo o resto do comment associado a outro post.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão. Quanto à Madeira, as ondas são selectivas e a vinda de multidões de surfistas é improvável, felizmente. É apenas um nicho desportivo-turístico. É bom que assim se mantenha para evitar os tais riscos e aspectos negativos que menciona.

    ResponderEliminar