«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, setembro 23, 2006

64. "Lost Jewel" celebra a Madeira

Quem faz e mostra pelo mundo imagens, como esta, do exotismo e natureza autêntica da Madeira quererá, alguma vez, prejudicar a Madeira? [Enseada, Jardim do Mar e - ao fundo - Ponta Pequena, Paul do Mar - photo (c) Will Henry]

Se ler-se com mais profundidade e atenção, o filme-documentário Lost Jewel of the Atlantic, produzido pela Save the Waves Coalition, rema a favor da Madeira. É, no essencial, uma celebração da beleza natural e autêntica da Madeira. O exotismo da paisagem da Madeira é relevado nas imagens.

É claro que algumas obras na costa são mostradas e inspiram críticas quanto à sua pertinência e dimensão. Nesse aspecto, o Governo deu o seu ponto de vista no filme, como tinha que ser. Mas, quem vê o filme fica impressionado, sobretudo, pelo espectáculo das imagens do surf e da Madeira, que não sabiam tão relevante. Numa palavra, as pessoas saem orgulhosas da sua terra e dos tesouros naturais que ela encerra. Lost Jewel of the Atlantic é um motivo de orgulho para a Madeira. É isso o principal. O principal não é a política do Governo. A estrela do filme não é o Governo. As obras mostradas nem são uma originalidade no mundo. Pode ser incómodo para o Governo mas não é para a Madeira ou para o povo da Madeira.

O filme reflecte ainda sobre o futuro do turismo em geral, preocupa-se com o turismo na Madeira e emite uma mensagem de esperança. Esperança de cuidar-se mais do litoral madeirense e até recuperar algumas zonas danificadas pela construção, como no caso do Jardim do Mar.

Haverá, porventura, dúvidas de que Lost Jewel of the Atlantic é pró-Madeira?

NDS
Madeira program director da Save the Waves Coalition
(Desde 22.09.2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário