«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 22, 2006

Ranking de escolas e regiões (Madeira e Açores)

«Região com nota mais baixa nos exames nacionais», foi esta a notícia em destaque no Diário de Notícias da Madeira (20.10.2006). E acrescenta que «as escolas da Região surgem também nas listas dos estabelecimentos de ensino do país com médias mais baixas em disciplinas-chave como a Matemática e o Português.»

A Ministra da Educação relativizou o ranking dizendo que não chega a nota dos exames para avaliar as escolas. Como socióloga que é, sabe que os contextos e a origem socio-económica e cultural determinam muita coisa. Esteve mal ao dar «nenhuma» importância às notas dos exames (RTP1). No entanto, quer avaliar os professores pelos resultados académicos dos alunos, aqueles que são medidos em testes e exames. É preciso haver coerência. Se se cai no erro neoliberal de avaliar escolas e professores a partir de resultados de exames, vamos ter, por exemplo, uma perversão obervada noutras paragens: escolas e professores a seleccionar os alunos que garantam os melhores resultados. Quem ficar com os alunos menos empenhados e com menor conhecimento que se lixem... fechem as portas, abram falência, não é assim se aplicarmos a lei do mercado e pervertermos um direito social básico do ser humano como é a Educação?

As notas dos exames são um indicador a ter em conta, é claro, entre muitos outros. Para identificar falhas e melhorar. Mas não para punir e afundar mais quem tem piores resultados, como se as escolas pudessem ser empresas a competir no mercado livre. Cuidado com os impactos negativos da seriação/classificação feita nos jornais sem essa devida contextualização, lançando anátemas sobre muitas escolas. Há quem ache que se resolve o problema dos resultados (qualidade dos nossos estudantes) fazendo mais exames... É exames para alunos, é exames para professores, qualquer dia há exames para os pais... Mais dados: Júri Nacional de Exames.

Outro aspecto salientado na notícia do Diário foi que, «nos resultados referentes à 1ª fase dos exames de 12º ano, a Madeira surge depois dos Açores.» Ora, se recordarmos que se anda a dizer que os Açores são atrasados em relação à Madeira, ver o post Açores & Madeira: evolução... que evolução?, percebe-se que isso não acontecerá em todos os indicadores. E quais deles os mais importantes?

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