«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, dezembro 16, 2006

Aconselhamento filosófico: pensar bem, viver melhor

Lou Marinoff e Jorge Dias, referências do Aconselhamento Filosófico nos EUA/mundo e em Portugal, respectivamente. (photo copyright APAEF 2006)

O Aconselhamento Filosófico resulta da aplicação da Filosofia à vida. Actualmente, ganha maior emergência, popularidade e reconhecimento. Quando os problemas são existenciais, isto é, de origem não patológica, pensar bem é essencial. Pensar bem significa viver melhor. Mas pensar bem não significa ficar pelo pensar. O pensar tem que dar frutos e traduzir-se (em melhoria) na vida das pessoas.

A sabedoria, que somos capazes de ir colhendo ao longo da vida, ajuda a viver melhor. Se a Filosofia nos faz pensar melhor e nos torna mais sabedores (gestores) da vida e do bem-estar, se acelera esse processo (para não termos sabedoria apenas na terceira idade, no fim do percurso) e nos permite aplicar a sabedoria numa fase menos tardia da vida, óptimo.

O livro de Jorge Dias, Filosofia Aplicada à Vida (pensar bem - viver melhor), editado em Abril de 2006 (Ésquilo Edições), é um marco em matéria de Filosofia Aplicada. Com a direcção científica da AssociaçãoPortuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, cujo fim basilar é «promover o desenvolvimento, a investigação, a divulgação e a prática do aconselhamento ético e filosófico», aquela publicação inaugurou a Colecção de Filosofia Aplicada, que procura aprofundar e compreender os «valores, conceitos e princípios que regem as nossas vidas, podendo por isso modificá-los.»

«No Ser Humano, pensar e viver constituem e qualificam o conceito de Homem», diz Tiago Pita no prefácio ao livro de Jorge Dias. Os estudos demonstram «forte correlação entre o pensar e o viver. A fraca ou baixa qualidade de vida surge habitualmente, ou como causa, ou como consequência de problemas ou questões relativas ao pensar

Louis Marinoff, professor no «City College de Nova Iorque» e Presidente da American Philosophical Practitioners Association é a grande referência internacional nesta área e autor do top 10 em Portugal com o livro Mais Platão, Menos Prozac (Editorial Presença). Conhecido por Lou Marinoff, além do seu trabalho mais mainstream destinado ao grande público, conta já com um imenso currículo na área da Ética e da Filosofia Prática. Evidencia-se que a filosofia dos grandes pensadores pode ajudar cada qual a definir a sua própria filosofia, a lidar com as grandes questões da vida, atingir (iluminar) o seu sentido de bem-estar e resolver os problemas quotidianos. Pensar bem para ter uma vida melhor, é o desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário