«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, março 29, 2007

PND e MPT apostam no desgaste

As eleições regionais antecipadas prometem animação, além dos artistas pimba que vão subir os palcos dos comícios pela ilha fora. PND e MPT prometem distribuir bordoada.

O PND (Partido da Nova Democracia), nascido de uma dissidência do CDS-PP, promete distribuir bordoada, em especial ao PSD-M. É o que garantem nomes como Gil Canha, António Fontes e Baltazar Aguiar. «Que se cuidem os corruptos, monopolistas e praticantes das 'artes' do tráfico de influências, compadrio e favorecimento, pois a candidatura do Partido da Nova Democracia promete fazer da denúncia de tais actividades a sua acção de campanha. [Como disse Gil Canha], "portos, concessões automóveis, situações de pessoas que têm terrenos onde não podem construir nada e onde as que estão ligadas ao regime podem fazer o que querem (...). Temos um regime de 30 anos que corrompeu completamente os alicerces das nossas instituições".» (Diário, 28.03.2007)

O MPT (Movimento Partido da Terra), candidatura nascida de expulsões e dissidências do PS-M, promete distribuir paulada aos socialistas (leia-se actual direcção) madeirenses: «Partido da Terra vai "afectar eleitorado socialista"», «MPT entrega listas e apela aos socialistas» (títulos no Diário, 26 e 27.03.2007).

Dito de outro modo, o partido de direita PND "malha" (busca votos) na direita social-democrata-popular e o partido de direita MPT "malha" (procura votos) na esquerda socialista. Nisto o PSD-M e o PS-M estão empatados.

Contudo, enquanto o PND promete concentrar a sua acção na denúncia e ataque aos pontos fracos do poder regional do PSD de 30 anos, o MPT não pode hostilizar o PSD (perspectiva de coligação futura) nem afunilar-se numa estratégia redutora de contestação interna aos pontos fracos do PS-M (é preciso mais votos do que esses), hesitando, por isso, entre o apelo ao voto dos «que não se revêem neste momento nas orientações da direcção do PS» (Diário 26.03.2007) e o afirmar-se como candidatura «alternativa» (mais abrangente) e não explicita ou declaradamente «contra» o PS-M.

1 comentário:

  1. O Partido NOVA DEMOCRACIA podera dar cartas ,já o partido da terra não acredito.

    ResponderEliminar