«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, agosto 11, 2007

«Eu quero que o FMI se foda»

O FMI de José Mário Branco mantém e ganha uma desconcertante actualidade neste nosso tempo. Um must da música de intervenção e da acutilância cívico-política: ouvir aqui.

«Entretém-te filho e vai para a cama descansado que há milhares de gajos inteligentes a pensar em tudo neste mesmo instante, enquanto tu adormeces a não pensar em nada, milhares e milhares de tipos inteligentes e poderosos».

«Mal eles sabem, pois é, tu sabes o que é gozar a vida! Entretém-te filho, entretém-te! Deixa-te de políticas que a tua política é o trabalho, trabalhinho, porreirinho da Silva, e salve-se quem puder que a vida é curta e os santos não ajudam quem anda para aqui a encher pneus com este paleio de Sanzala e ritmo de pop-xula, não é filho?»

«Que se lixem as alternativas, para trabalho já me chega. Entretém-te meu anjinho, entretém-te, que eles são inteligentes, eles ajudam, eles emprestam, eles decidem por ti, decidem tudo por ti».

«Quanto menos souberes a quantas andas melhor para ti, não te chega para o bife? Antes no talho do que na farmácia; não te chega para a farmácia? Antes na farmácia do que no tribunal; não te chega para o tribunal? Antes a multa do que a morte; não te chega para o cangalheiro? Antes para a cova do que para não sei quem que há-de vir, cabrões de vindouros, ah?»

«Sempre a merda do futuro, a merda do futuro, e eu ah? Que é que eu ando aqui a fazer? Digam lá, e eu? José Mário Branco, 37 anos, isto é que é uma porra, anda aqui um gajo cheio de boas intenções, a pregar aos peixinhos, a arriscar o pêlo, e depois? É só porrada e mal viver é?»

«[E]u quero lá saber do FMI, eu quero que o FMI se foda, eu quero lá saber que o FMI me foda a mim, eu vou mas é votar no Pinheiro de Azevedo se eu tornar a ir para o hospital, pronto, bardamerda o FMI, o FMI é só um pretexto vosso seus cabrões, o FMI não existe, o FMI nunca aterrou na Portela coisa nenhuma, o FMI é uma finta vossa para virem para aqui com esse paleio, rua, desandem daqui para fora [...]»

Mais:
«Eu quero que o FMI se foda»...2
«Eu quero que o FMI se foda»...3

4 comentários:

  1. O Blog “O País do Burro” está a divulgar o manifesto do Movimento de Trabalhadores Portadores de Deficiência em Defesa dos Benefícios Fiscais, retirados pelo governo Sócrates. Agradecemos que participem neste movimento de cidadania e odivulguem também. Para aceder ao manifesto basta clicar na sigla (acima).
    Movimento de Trabalhadores Portadores de Deficiência em Defesa dos Benefícios Fiscais

    ResponderEliminar
  2. ...já agora e a título de curiosidade, uma turma de Produção e Marketing de Eventos da Restart -Escola de Criatividade, organizou o seu trabalho final no passado mês de Junho, promovendo uma reinvenção artística deste tema...aqui fica o link de um post que fiz sobre o assunto (um dos organizadores também colabora no blog):

    http://desbobina.blogspot.com/2007/06/fmi-give-me-some-money.html

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela informação.

    Seria interessante saber se o evento "FMI Give Some Money" terá novas edições ou se ficou algum registo audio ou vídeo do mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não tenho a certeza...

    Mas vou procurar saber.

    cumprimentos

    ResponderEliminar