«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, agosto 18, 2008

Padre Sumares celebra 50º aniversário de sacerdócio

Quadro oferecido ao padre Sumares, pintado por Anne Howard, artista a viver no Jardim do Mar, no qual figura a casa onde nasceu o sacerdote, a flor abundante nessa residência, a igreja e a vista para a Enseada.

O Jardim do Mar teve hoje festa. O padre Tomé Célio Sumares, conhecido pelo sobrenome, natural desta freguesia, veio celebrar o 50º aniversário da ordenação sacerdotal e da Missa Nova, que teve lugar na sua terra a 17 de Agosto de 1958.

Esteve presente o novo bispo do Funchal, D. António Carrilho, D. Teodoro Faria e um representante da autarquia, por meio do vice-presidente Carlos Teles.

O padre Sumares deu conta do seu percurso de vida e de sacerdócio, das dúvidas e dificuldades do caminho, mas com um balanço deveras positivo. Foi feliz nesse trabalho espiritual e social que realizou. Agradeceu a todos os que contribuíram para a realização da festa do 50º aniversário de sacerdócio, família, amigos e povo do Jardim do Mar em geral.

O padre Gabriel Sá, amigo próximo, e os bispos D. António Carrilho e D. Teodoro Faria fizeram discursos elogiosos sobre o padre jubilado, destacando a sua capacidade de comunicação e relacionamento com as pessoas.

D. Teodoro sublinhou ainda que o padre Sumares não tinha sido levado na «enxurrada» aquando da Revolução do 25 de Abril por ter mantido o seu amor por Nossa Senhora do Rosário, numa clara alusão aos padres madeirenses que deixaram o sacerdócio nessa época. Dois deles estavam presentes na celebração, José Maria Araújo e João da Cruz. E saíram, nessa época, por outras razões que não a falta de fé... terão sido convidados a deixar o sacerdócio...

Sob uma temperatura a rondar os 30 graus e um céu limpo, decorreu a missa entre as 17h e as 18h30m, sensivelmente, seguindo-se uma confraternização no adro da igreja.

1 comentário:

  1. Vivi numa paróquia onde o Padre Sumares foi pároco, fui seu aluno de música e fiz o último ano de catequese com ele. Foi um homem que me marcou pela sua rectidão, ainda que por vezes demasiado rigoroso nas suas exigências (talvez como o é para si).
    Deixo os meus parabéns e enalteço o seu post.

    ResponderEliminar