«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, agosto 25, 2008

A dívida é uma festa 1

cartoon copyright

«Um olhar aos diferentes indicadores disponíveis permite concluir que a situação financeira da Madeira não é a desejável. Porque a sua dívida directa representa metade das receitas correntes que gera num ano - e 10% do PIB - recorrendo o governo de Jardim a uma engenharia que através da atribuição de garantias financeiras (avales) a empresas públicas e sociedade anónimas eleva o endividamento para 172% das suas receitas correntes - e 32,9% sobre o PIB - indicador que é o mais alto das três regiões do país comparadas neste trabalho [Madeira, Açores e Portugal continental].»

«[S]e é claro que Jardim acredita que o investimento público directo deve ser a alavanca - 11,6% do PIB - da economia, já Carlos César (10%) e José Sócrates (2,2%) têm níveis de intervenção pública menos expressivos».

«A diferença entre os estilos de Jardim e César nesta altura é traduzida por um agravamento de 212% do valor da dívida indirecta da Madeira e de 166% nos Açores». «Já o Estado viu crescer a dívida directa em 70% e a indirecta em 51%.»

Diário 25.08.2008

Sem comentários:

Enviar um comentário