«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, outubro 14, 2008

Trabalhadores comidos de todos os lados?


A RTP1, no dia 11 de Outubro, deu conta das denúncias da Associação de Têxteis e Vestuário de Portugal e do líder do Partido Nova Democracia quanto à alegada exigência, por parte de sindicatos da CGTP, aos trabalhadores de empresas ameaçadas de falência, o pagamento de 18 meses de quotas e 10% das indemnizações em troca de apoio.

Os sindicatos são acusados de preferirem as falências à manutenção das empresas, por lucrarem com isso.

Se isto é verdade, é pior do que a exploração do capitalismo mais selvagem, porque exploram as pessoas num momento particularmente vulnerável das suas vidas, tirando vantagem da posição enquanto sindicato, normalmente sinónimo de auxílio e solidariedade. Um escândalo, que não ajuda a reputação sindical, que não se norteará, afinal, apenas em função dos interesses dos trabalhadores.

Segundo relato da Lusa, de 30 de Agosto último, em declarações feitas ao semanário Sol por Ulisses Garrido, membro da CGTP-Intersindical, os trabalhadores apenas dão donativos à estrutura sindical para "participar nas despesas judiciais".

O Sindicato Têxtil do Minho e Trás-Os-Montes, alvo das denúncias, desfez-se hoje em negações dos alegados factos à comunicação social, mas não foi convincente. Fica a dúvida.

2 comentários:

  1. Não sei se esta noticia é verdadeira mas se o é penso que é um dos maiores escândalos sociais desta época.
    Sou contra que um trabalhador não sindicalizado tenha o mesmo apoio que um que sempre pagou as suas quotas, acho que deve existir uma "penalização" até para servir de incentivo à sindicalização, no entanto pagar uma precentagem da indminização é um verdadeiro escandalo que nunca deveria ser exigido por um sindicato cuja primeira função é defender os interesses do trabalhador.

    ResponderEliminar
  2. É muito significativo que tendo sido esta questão levantada por Manuel Monteiro e tendo ele prestado declarações à RTP, no excerto do Sapo só faltam essas mesmas declarações!

    O que leva à questão: Quem tem medo de Manuel Monteiro?

    ResponderEliminar