As bandeiras com as cores do arco-íris são hasteadas em muitas culturas de todo o mundo como um sinal de diversidade e inclusão, de esperança e anseio.
Esta semana, foi com surpresa que vimos a bandeira surgir na paisagem do Jardim do Mar, contra o azul do céu e do mar, numa terra que já foi de maior diversidade, resistência e tolerância política, apesar de estarmos na Madeira.
Contudo, a mais pequena freguesia da Região é hoje um local de diversidade cultural alargada, sobretudo por força das múltiplas nacionalidades presentes entre os seus habitantes.
Recorde-se que foi na San Francisco Gay Freedom Day Parade que a bandeira foi usada pela primeira vez com a intenção clara de simbolizar o orgulho gay, a 25 de Junho de 1978.
Por acaso, a bandeira multicolor hasteada no Jardim do Mar coincide com as cores dessa bandeira, mas não vem nenhum problema ao mundo por causa disso. A diversidade sexual também faz parte do supremo valor da Diversidade.
Uma última nota: não teria sido mais bonito se o deputado José Manuel Coelho do PND tivesse desfraldado um destes panos multicolores na Assembleia Legislativa da Madeira?...
Todavia, a tolerância e o respeito pela diversidade e pelas minorias parece colocar em causa a masculinidade ou virilidade (política!) dos monocromáticos deputados e governantes laranja...
Se ainda houvesse mais orgulho g..., perdão, democrático...
Sem comentários:
Enviar um comentário