«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, novembro 21, 2008

Professores de luto e em luta 120: PSD não é alternativa

Pacheco Pereira é dos que acreditam que o professor, a partir da sala de aula, tudo pode mudar e vencer, mesmo os problemas que o ultrapassam, e garantir o sucesso escolar aos estudantes.
origem da imagem

José Pacheco Pereira escreveu há pouco que o «principal avaliador de escolas e professores» deve ser a «performance escolar dos alunos», como se o professor e a pedagogia pudessem mudar o mundo a partir da sala de aula.

Como se não contasse a atitude do estudante perante o trabalho intelectual; como se fosse indiferente o contexto socio-cultural do estudante; como se fosse inócuo o peso da própria escola enquanto instituição ou o papel dos pais. Os professores por vezes fazem milagres, mas não por regra. A realidade não permite.

Não esperaria este pensamento ilusório e utópico de José Pacheco Pereira.

Os professores pensam que a política do PSD para a Educação é melhor alternativa do que a de José Sócrates?

Se calhar é preferível aproveitar as cedências de Maria de Lurdes Rodrigues sobre o actual modelo de avaliação...

1 comentário:

  1. Acerca desta problematica gostava de saber a tua opinião sobre o que ouvi proposto num debate por um representante duma Direcção Regional , acho que era a DREN , em que a avialação seria feita com base nas notas dos alunos do ano anterior ou seja o ponto de partida era diferente para cada professor conforme o nível em que a turma se encontrava , valorizando mais uma subida de 2 pontos em alunos fracos , por ex. passando de 10 para 12 do que em bons alunos com a mesma subida de 15 para 17 . Acho que este seria um bom passo embora pense que é obvio que as notas deveriam ser só mais um item na avaliação junto com outros igualmente importantes .
    Jacinto Gouveia

    ResponderEliminar