«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 22, 2009

Elementos sobre o estado da Escola Pública 25: enfrentar a realidade antes que ela nos engula

Quando é que os professores deixarão de ser como os peixes, que nunca vêem a água?... Dar-se conta da água é chocante e provoca-nos, mas é preciso ter uma posição crítica sobre o aquário em que vivemos, disse certa vez Sérgio Niza.

João Filipe Pestana, nas 'duas linhas' [Diário 20.2.2009], pinta o retrato da realidade melhor do que a maioria dos agentes de ensino, que vivem diariamente dentro das escolas. Peixes no aquário... que não dão conta da água em que vivem.

«A taxa oficial de analfabetismo na Madeira era, em 1981, de 26,6%, em 1991, de 15,3% e, em 2001, de 12,7%.

Se a dois anos dos próximos censos há uma tendência decrescente do analfabetismo, por outro lado é cada vez mais difícil ignorar a galopante iliteracia que até se estende à Universidade, conforme noticia hoje o Diário.

Mas numa terra de um 'povo superior', há quem não se aperceba desta situação ou dela não queira ter consciência. Não é o caso dos professores com quem me cruzei, nem acredito que seja um problema dos que actualmente ensinam e que tentam incentivar e despertar os alunos para a Leitura, para a Cultura, enfim, para tudo o que contribua para o seu engrandecimento.

Só que quando os alunos não têm nenhuma vontade de aprender, quando levam de casa e da rua para a escola um jargão rasteiro, quando desestabilizam as aulas não porque são hiperactivos mas porque são delinquentes e estão claramente no lugar errado, quando a sociedade civil e o mercado de trabalho lhes passam a ideia que as competências e os conhecimentos académicos pouco ou nada servem na hora de encontrar emprego e que basta ter 'padrinho' ou ser do partido, então não há nenhum método de ensino que sobreviva.

Já dizia Pitágoras, eduquem a Criança e não será necessário castigar o Homem.»

Recorde-se:
24: laxismo e facilitismo estudantil significa exclusão social

Sem comentários:

Enviar um comentário