«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Entenderão a linguagem da paz? (1)

«Não contem comigo para gritar, não preciso de gritar para me fazer entender. Não contem comigo para estilos de arrogância, porque não preciso de intimidar para dizer o que é preciso fazer».

Carlos Queiroz
Seleccionador Nacional de Futebol
10.02.2009


É pena que quem não actua com agressividade, com gritos, com marcação homem a homem, entre outras formas de intimidação, seja encarado, na nossa cultura, como sinal de fraqueza e de falta de pulso ou determinação. Não é levado a sério. Como se ainda estivessemos num estádio anterior da civilização.

O que não diria Gandhi, esse expoente da estratégia da não-violência, que um dia afirmou que "não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!"

Por mais que CarlosQueiroz tenha razão, a sua postura elevada e de não-violência terá mais frutos numa cultura como a inglesa, onde trabalhou muito tempo no Manchester, do que numa cultura latina como a portuguesa, em que as pessoas não se fazem ouvir pela força da razão do argumento mas pelo volume do berro, em que as pessoas não sabem mover-se em espaços de liberdade e responsabilidade, são incapazes de comportamento auto-determinado e precisam de um ditador a controlar e a dar ordens.

Há quem não leve a sério quem não age como um sargento, com dureza e hostilidade.

Quem sabe se não foi essa postura que garantiu o sucesso de Scolari na nossa Selecção e o seu insucesso no Chelsea.

Penso que Carlos Queiroz quer marcar um diferença relativamente a Scolari.

Sem comentários:

Enviar um comentário