image copyright
O défice de atenção e concentração no desempenho de uma tarefa é causa de insucesso escolar. Um estudo americano estabeleceu, cientificamente, a relação entre os dois factores.
Uma criança em tenra idade (pré-escolar) que não é capaz de prestar atenção e concentrar-se numa só tarefa, o mais provável é que tenha um baixo rendimento académico na adolescência.
«Estudio establece una relación directa entre ambos factores, independientemente del CI de los niños. Si un niño en edad preescolar no es capaz de atender en clase o de centrarse en una sola tarea, lo más probable es que tenga un bajo rendimiento académico en el instituto. Esto es lo que ha revelado una investigación de la Universidad de California-Davis realizada con casi 700 niños durante más de 20 años, y cuyos resultados apuntan a que existe una relación directa entre el déficit de atención a edades muy tempranas y el fracaso escolar de los adolescentes. Los autores del estudio señalan la importancia, por tanto, de que padres y profesores tengan en cuenta que los problemas de atención han de tratarse desde el inicio de la edad escolar, para evitar complicaciones a largo plazo.»
O laxismo e permissividade actuais, no sistema de ensino português, em que não se educa a vontade e atenção da criança e depois do adolescente, com enormes défices de concentração, aliados depois à indisciplina e à atitude negativa perante o trabalho intelectual, só conduz a uma caminho: mais insucesso escolar, por mais que se disfarcem as estatísticas.
Se a criança tem défice de atenção, mais um motivo para que a disciplina, a exigência e o rigor no trabalho escolar sejam uma forma de corrigir tal problema. Paninhos quentes e complacências (desculpabilização) apenas agrava o problema.
Fonte (via Terrear)
Sem comentários:
Enviar um comentário