«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, julho 12, 2009

Rabaçal em risco XXXII (Rabaçal at risk in Madeira Island): debate na RTP-M

No Telejornal da RTP Madeira (30.6.2009), debateu-se o polémico projecto do chamado teleférico do Rabaçal. Pode seguir o link disponibilizado para ver/ouvir esse telejornal (primeiros 20 minutos) ou ler neste post o que de essencial se disse relativamente a um assunto já abordado em UNESCO pede mais informação. Vídeos disponíveis também no Madeira Stop.

O Comité do Património Mundial da UNESCO solicitou a Portugal a nomeação de uma comissão independente para estudar o impacto da construção do teleférico no Rabaçal, diz Raimundo Quintal. Era isso que a Quercus e a Associação dos Amigos do Parque Ecológico pretendiam, porque o estudo de impacte ambiental não foi um estudo suficientemente aprofundado para justificar o referido investimento.

Esta decisão decorre de uma petição enviada ao director geral da UNESCO, 21 de Novembro de 2008, com mais de cinco mil assinaturas, petição essa ridicularizada por alguns responsáveis com alguma irresponsabilidade, como recorda Raimundo Quintal. Essa petição inclui nomes de cientistas de várias partes do mundo.

João Correia, director regional do Ambiente, considera natural o pedido de esclarecimento por parte da UNESCO, mas que o Governo Regional teve desde sempre em conta o património natural. Afirmou que apenas uma estação do teleférico está nos limites da Laurissilva e não está no seu coração. Todavia, a aprovação do projecto está dependente da informação da UNESCO.

Raimundo Quintal afirmou ainda que se a UNESCO pede informação adicional, apesar do dossiê exaustivo que o Governo Regional enviou em Dezembro de 2008, então significa que a UNESCO não acreditou na bondade dessa argumentação. O biólogo alerta mesmo para outros perigos, além do teleférico do Rabaçal, como é a estrada do fanal e a progressão de espécies invasoras, que podem pôr em causa o título de património mundial da Laurisssilva. Porque a desclassificação já aconteceu em outras zonas do mundo.

Raimundo Quintal referiu ainda que a Laurissilva não é património de nenhuma associação nem do Governo Regional. É património da Humanidade. A acção da Quercus, da Associação dos Amigos do Parque Ecológico e de outros cidadãos não é contra a Madeira, mas sim a favor do manutenção do património.

O ambientalista lembrou a acção que deu entrada no Tribunal Administrativo em 16 de Março de 2009, para tornar nula a declaração de impacte ambiental.

Recorde tudo aqui:
Arquivo sobre projecto do teleférico do Rabaçal

Sem comentários:

Enviar um comentário