«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, outubro 06, 2009

Acto eleitoral do SPM terminou em 15 de Maio

Daqui a três anos haverá novas eleições, momento em que os sócios julgarão o trabalho da actual liderança do maior sindicato de docentes da Madeira. Para já, deixe-se trabalhar a direcção democraticamente eleita.

O acto eleitoral para o SPM terminou em 15 de Maio, mas pelos vistos o sócio líder da mais que requentada Lista B continua a apresentar-se sobre tal designação, como se estivesse ainda em campanha eleitoral e houvesse eleições neste momento. Já é tempo de fechar esse capítulo eleitoral (aceitar os resultados eleitorais) e cada sócio assumir falar em seu próprio nome e não em nome dos professores.

Vem isto a propósito de quê? Depois de o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) ter denunciado o congelamento na progressão da carreira dos docente na Região, apesar do Bom administrativo, Alberto João Jardim muito incomodado, a partir de um post scriptum no artigo de opinião habitual no Jornal da Madeira, lançou uma insinuação sem consistência, mas perfeitamente intelegível no seu propósito.

A estratégia era lançar a confusão no SPM, sabendo que as recentes eleições foram disputadas por duas listas e conhecendo alguns protagonistas. De repente, por parte do sócio que encabeçou a ressuscitada Lista B, uma insinuação do presidente do PSD-Madeira mereceu enorme credibilidade e a direcção actual do SPM mereceu toda a suspeita.

De facto, viu interesse em dar credibilidade à insinuação de Alberto João Jardim (até reconhecendo virtudes ao governante como a «coragem»).

Bastou o governante madeirense dizer "é bom que não esqueça quem a ajudou a ganhar as eleições no dito Sindicato" e logo saltou a mais que requentada Lista B (liderada pelo sócio João Sousa), lista cujo prazo de validade terminou em 15 de Maio, para cavalgar uma mão cheia de nada, seguindo a estratégia de Alberto João Jardim em lançar lama para cima da actual liderança do SPM e da própria instituição.

Os reais propósitos são simples, como é citado pelo Diário de Notícias (03.10.2009), bastando retirar a palavra «não»: «João Sousa deixa claro que não pretende gerar perturbação no SPM, que não quer aproveitar o momento, nem deixar a ideia de mau perder.»

A má digestão dos resultados eleitorais é evidente quando o sócio do SPM e antigo candidato à liderança pela Lista B realça que apenas perdeu por «80 votos» (afinal foram 178 votos). Ora, tal não é relevante porque pode-se perder por um único voto. São as regras da democracia.

Entretanto, os apelos a Alberto João Jardim, por parte da mais que requentada Lista B, para esclarecer a insinuação, caíram em saco roto. O governante reagiu assim: "Quem é o João Sousa? Que eu saiba era o [André] Escórcio que estava por detrás [da candidatura ao SPM]."

1 comentário:

  1. Não há fumo sem fogo.À mulher de cesar não basta ser séria.Precisa demosntrar que é séria.

    Saudações sindicais

    ResponderEliminar