«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, outubro 31, 2009

Um blogue inconveniente

Inconvenientes e desassombrados são dois adjectivos que definem bem alguns dos escritos mais recentes neste blogue.

O tempo torna algumas pessoas cínicas e desassombradas, isto é, passam a desvalorizar determinadas conveniências sociais e a enfrentar determinadas vacas sagradas (desassombrar significa iluminar e desanuviar), o que é positivo, no meu entender. Num sentido geral. Só é incómodo (inconveniente) para quem vive em função das sombras e das conveniências.

Com a idade, embora ainda seja um jovem, vamos perdendo a pachorra para passar o tempo a discutir o acessório, as franjas, o ilusório, para ficar tudo na mesma. Tentamos fazer uma melhor economia e gestão do nosso tempo e esforço. O desassombro e o desencanto reforçam a capacidade de revoltar-se que, afinal, não passa com a idade...

Os portugueses são profissionais no ludibriar dos problemas. Preferem as curtinas de fumo, as tais sombras, o faz de conta, o deixar andar, o não fazer ondas, as meias-tintas, o mais ou menos. Enfrentar o touro de frente só para os forcados na arena, considerados assim meio-loucos, meio-suicidas.

É mais fácil não ter consciência da realidade ou ignorá-la. Nada de verdades ou realidades inconvientes. Nada de luz sobre essa realidade. Evita-se a chatice de mudar seja o que for.

Sem comentários:

Enviar um comentário