«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, novembro 01, 2009

PS Madeira propõe revolução no sistema educativo

photo origin

«Uma revolução total, que até poderá levar à construção de um novo parque escolar, é o que o PS-M pretende com o projecto de decreto legislativo que aprova um novo regime jurídico para o sistema educativo regional e deverá dar entrada, na Assembleia Legislativa, esta semana», noticia hoje o Diário.

Por mais meritória que seja a proposta, o actual período histórico não admite protagonismos para além da própria maioria absoluta. E muito menos é admitido qualquer sonho de revolucionar seja o que for, ainda por cima de forma «total». Revolução só pela mão de quem governa e, note-se, de forma tranquila... Neste sentido, o PS-M lançou-se numa utopia.

No entanto, já será importante debater determinados assuntos relativos à Educação na Madeira. Estou curioso para conhecer, por exemplo, as propostas para o combate à indisciplina, violência e má atitude perante o trabalho escolar/intelectual de boa parte dos estudantes madeirenses, um dos factores que mais causam insucesso escolar e mantêm a Madeira no fundo da tabela nacional no que toca aos resultados escolares. Veremos se será diferente da postura complacente e desculpabilizante de uma certa esquerda e de uma certa direita.

«O diploma, com 82 páginas, elaborado por André Escórcio ao longo de quase um ano, propõe uma política de ensino para a Região que corta com quase todos os pressupostos actuais. Desde a estrutura física da escola, ao modelo organizacional e aos currículos. Uma proposta que deverá motivar muita discussão, dentro e fora do parlamento.»

Sem comentários:

Enviar um comentário