«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, novembro 15, 2009

Triunfo do princípio do PRAZER sobre o princípio da REALIDADE

Tanto prazer e tanta fruição faz de 38 por cento dos portugueses insatisfeitos com a vida face a apenas 19 por cento dos europeus... Yes, weekend.

As imagens ilustram uma brincadeira, mas profundamente ilustrativo de uma mentalidade e de uma cultura pouco... empreendedora, empenhada e capitalista.

É o domínio do princípio do prazer e da fruição sobre o trabalho, a produtividade, os grandes desígnios como País e enquanto Povo. O português típico, individualista, quer saber do seu fim-de-semana (o tal weekend), do seu copo, do seu futebol, da sua praia, dos seus canais de televisão.

É por estas e outras que se percebem as motivações no comportamento dos portugueses como povo.

Como diz Eduardo Lourenço n'O Labirinto da Saudade- Psicanálise Mítica do Destino Português, de 1978, «É pena de Freud não nos tenha conhecido: teria descoberto, ao menos, no campo da pura vontade de aparecer, um povo em que se exemplifica o sublime triunfo do princípio do prazer sobre o princípio da realidade

Por isso é que somos pobres... e dos mais insatisfeitos com a vida, como ainda há dias deu conta uma sondagem europeia. O Eurobarómetro divulgou um Relatório que revela que 38 por cento de cidadãos portugueses estão insatisfeitos com a sua vida face a apenas 19 por cento dos europeus.

Por outro lado, sabemos que parte significativa dos estudantes portugueses chegam à escola com um elevado grau de desinteresse, sem cultura de trabalho e com uma atitude negativa e de especial resistência perante o trabalho intelectual. É também exemplificativo.

Pois é, a sociedade portuguesa não lhes dá outros sinais. Agora os professores que se desenrasquem e façam milagres na sala de aula, como se nada tivesse a ver com esse contexto social e cultural de pouca exigência, de pouco trabalho e de inexistência de mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário