«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, janeiro 16, 2010

Verdade estará no meio

Independentemente de olharmos para a metade vazia ou a metade cheia do copo, interessa manter a pressão e a unidade para conquistas futuras.
photo (c)

Enquanto alguns movimentos de professores continuam a apelidar de «traição sindical» o acordo de princípios assinado entre o Ministério da Educação e principais sindicatos, na madrugada do passado dia 8, alguns fazedores de opinião consideram-no uma derrota do governo de José Sócrates, que, no seu entender, não deveria ter cedido tanto aos interesses dos docentes.

Para alguns dos movimentos de professores, o «acordo traduz a validação, por parte dos sindicatos, de quase todos os pilares que sustentavam as medidas que Maria de Lurdes Rodrigues procurou impor e que os professores rejeitam incondicionalmente e que os sindicatos reputavam de inaceitáveis» (LER MAIS).

Entre os fazedores de opinião, há quem considere mesmo que o acordo alcançado significou um «enxovalho para o governo» (LER MAIS).

A verdade estará algures no meio.

Se, por um lado, a «ministra conseguiu negociar – palavra caída em desuso no anterior Governo de José Sócrates – sem se ver forçada a assinar um recuo absoluto em relação a princípios essenciais: a avaliação e a gestão mais racional do sistema de ensino em matéria de carreiras», por outro lado, os «sindicatos viram premiado o trabalho reivindicativo e todo o processo prova a sua indiscutível força no sector e no País» (LER MAIS).

Sem comentários:

Enviar um comentário