«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, fevereiro 27, 2010

Está lá tudo 1: Raimundo Quintal na RTP Madeira, em 23 de Dezembro de 2009





Este vídeos reportam-se a declarações de 23 de Dezembro de 2009, aquando das cheias no Norte da ilha. Raimundo Quintal termina dizendo: «com o continuar da precipitação não é preciso ser muito esperto para perceber que mais desmorenamentos vão acontecer e até podem haver mais cheias.»

Entretanto, ao Expresso, esta semana, o geógrafo madeirense afirma que alertou várias vezes as autoridades, nos últimos anos, para o desastre que poderia ocorrer na ilha, mas chamaram-lhe "fundamentalista, radical e inimigo da Madeira". E defende: «O que não foi bem feito não deve ser reconstruído»

Algumas passagens:

«Em primeiro lugar é preciso dizer que, por muito bem ordenado que estivesse o território, com a gravidade do que ocorreu na manhã de 20 de Fevereiro e somando ao que vem a chover desde Dezembro, haveria sempre consequências, mortos e destruição. Disso não tenho dúvidas.»

«Mas a meu ver o que correu mal foi o facto de se ter acreditado, desde há muitos anos, que apenas com obras de construção civil se resolvem os problemas dos cursos de água. Não é verdade. Alguns casos poderiam ter-se evitado se dentro dos leitos das ribeiras não existissem britadeiras e materiais.»

«Nem tudo o que se fez foi bem feito por quem tem responsabilidades nesta terra. Cometeram-se erros, também se fizeram coisas bem feitas, mas o que não foi bem feito não deve ser reconstruído.» «Há situações em que voltar a construir no mesmo sítio é estar a deitar dinheiro pela ribeira a baixo.»

«Haver coragem de dizer que não é possível construir mais em determinados sítios onde existem riscos de escorregamentos, ou que estão em leito de cheia.»

«Algumas dessas obras [de canalização das ribeiras] foram bem feitas, foram importantes para defender localidades, tanto no Funchal como fora do Funchal. Mas outras não.»

Sem comentários:

Enviar um comentário