«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, maio 30, 2010

Precisamos de muitos Robins dos Bosques

Convidado em representação do Sindicato dos Professores da Madeira, na sessão de encerramento

Das intervenções faço notar a denúncia, por Jerónimo de Sousa, da aplicação de mais impostos e da diminuição dos salários, que o secretário-geral do PCP disse ser uma «receita clássica do capitalismo». Eu diria que é uma receita de qualquer sistema opressor.

Quem já viu o (novo ou outro) filme sobre o Robin Hood (Robim dos Bosques), sabe que se não fosse a desmedida e injusta cobrança de impostos por parte do King John, com prejuízo para o povo e a nação, aquele herói não teria existido.

Saberão as pessoas que o aumento do IVA dos bens essenciais, aqueles que se vão buscar ao supermercado, de 5 para 6 por cento, significa um aumento de 20%?

Sabem as pessoas que o novo agravamento de impostos implica a perda, segundo é calculado, de um salário e meio por ano? Será que será bom para a dinamização da nossa economia?

Por que razão o Estado não fecha institutos inúteis e acaba com despesismos com boys e girls, carros pretos, despesas de representação, reformas milionárias, entre outros? Por que razão o corte vai para os salários de quem trabalha?

1 comentário:

  1. Caro Nélio , concordo contigo que as despesas desnecessárias devem acabar , mas em relação ao aumento do I.V.A. se é verdade que percentualmente é de 20 % em termos práticos não é assim , por exemplo um papo seco que custava 15 cêntimos tinha incluído um imposto de 0.70( + ou - ) , agora passa a ser de 0.84 , portanto um aumento de 0.14 cêntimos o quer dizer que consumindo 7 pagas mais um cêntimo , é algo que não é significativo . Já agora , apesar de não ser favorável ás reformas milionárias elas são taxadas á volta de 45 % portanto não é bem verdade que esses rendimentos não sejam chamados também para pagar a crise !

    ResponderEliminar