«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, junho 11, 2010

Questão que vem de longe

image origin

Mesmo que se discorde do estilo, dos métodos, da estratégia e do modelo de desenvolvimento, Alberto João Jardim precisou de um braço-de-ferro para conseguir vantagens para a Madeira nos pós-25 de Abril de 1974, ante o centralismo endémico do Estado português. É uma evidência.
Mas chegar ao ponto de fazer contas daquilo que o poder central (Monarquia, a Ditadura e a República) "tiraram" à Madeira no passado parece exagerado, mas pode ser que constitua um bom argumento político...

«O objectivo desta avaliação do 'deve e haver' da Madeira, ao longo de mais de 500 anos, parece ser determinar quanto terá sido 'levado' pelo poder central, desde o início da colonização até os dias de hoje», diz o Diário de hoje. «Um argumento que poderia ser esgrimido numa nova disputa em torno das transferências do Estado para a Região.»

Agora imagine-se que o Brasil, Angola, Moçambique e outras ex-colónias portuguesas também decidiam fazer contas e exigir o retorno do que foi "levado" pelo Estado português...

1 comentário:

  1. E Alberto João, trata este assunto, como todos os outros: a seu gosto. Faz ele a coisa, sózinho, ou manda fazer com o resultado encomendado.

    ResponderEliminar