«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, junho 10, 2012

Atenção às desigualdades

António Nóvoa no discurso integrado nas comemorações oficiais do 10 de junho

photo copyright

«Começa a haver demasiadas desigualdades. E uma sociedade fragmentada é facilmente vencida pelo medo e pela radicalização. Façamos um armistício connosco, e com o país.»

Subscrevo por inteiro esta ideia de António Nóvoa, presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no seu discurso neste 10 de junho.

Não faltam por aí, no atual contexto de grave crise, posições radicais e demagógicas, embora ilusórias e insustentadas, que visam cavalgar o medo e o desespero (muito sinónimo de desemprego e precariedade), com fins que não são altruístas nem responsáveis – apesar de, perigosamente, convencidos de serem senhores de toda a razão… prontos a levar tudo e todos à frente se for preciso, em nome da sua agenda (a melhor, a perfeita, a única).

Nota: revejo-me em muito do pensamento de António Nóvoa sobre a Educação em Portugal: "Professores, imagens do futuro presente" - 2009.

Ainda neste 10 de junho:

"Gostava de perceber como é que a UE é tão rápida a arranjar 100 mil milhões de euros para injetar no sistema bancário espanhol e é tão lenta a injetar dinheiro e recursos para financiar a economia e o emprego na EU".

São pertinentes estas palavras de José Seguro, embora haja imensa complexidade subjacente a esta questão. Contudo, é importante que os olhos não estejam apenas postos na austeridade e na rápida redução dos défices, para evitar o colapso social e das economias frágeis como a portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário