«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, agosto 21, 2012

Madeirenses carregam maior austeridade do que açoreanos

A canga dos madeirenses é bem pesada na grave crise em que vivemos - o "cantinho do céu" prova um bocado de "inferno"

O Governo da República celebrou um acordo de assistência financeira com o Governo Regional dos Açores no montante de 135 milhões, para refinanciar esta Região Autónoma.

A Madeira, tendo em conta o valor da sua dívida, precisou de contrair um empréstimo ao Estado no valor de 1.500 milhões de euros.

O PS Madeira, no final de março deste ano, denunciava que o esforço exigido aos madeirenses era dez vezes superior ao dos açoreanos. A diferença entre os valores dos empréstimos à Madeira e aos Açores é dessa ordem de grandeza. São estados de necessidade bem diferentes e que resultam em muito mais dificuldade para os madeirenses.



Reconheça-se, no entanto, que a situação de grave austeridade que a Madeira hoje vive, além de dever-se aos aspetos perniciosos do modelo de desenvolvimento seguido na Região dos Governos de Alberto João Jardim, com recurso ao sobreendividamento, é também consequência da política que está a ser seguida (e imposta) pelo Governo da República (e interesse da Troika): uma contração demasiado brutal (passa-se do tudo para o nada) para a estrutura económica e social portuguesa e madeirense. O território insular apresenta ainda maiores fragilidades e, por conseguinte, mais gravosas consequências.

Em comunicado, o Conselho de Governo dos Açores anunciava no último sábado que "desta operação não resulta qualquer aumento da dívida pública da Região ou do País, qualquer despesa adicional para o Orçamento de Estado, nem qualquer impacto no défice e nas contas públicas".

A dívida dos Açores situa-se nos 2,3 Mil Milhões de Euros. A da Madeira nos 6,3 Mil Milhões de Euros.

Recorde-se:
Açores 3º Mundo? (texto de 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário