«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, agosto 20, 2012

More good music, less assholes



Para Vitorino, um português cantar em Inglês é "tristemente ridículo". E se for ele a cantar em Inglês para fins comerciais como neste vídeo? Duplamente ridículo?

Vitorino com o complexo de cantar em Inglês... Como se fosse a questão essencial ou da qual dependesse a qualidade, o valor e a integridade da música que se faz em Portugal.

Disse ao Jornal de Leiria (16.8.2012): "Além da preguiça, há a ilusão de saltar para fora cantando em inglês. Mas isso não é assim. Não há um músico português que cante em inglês e tenha um milímetro de carreira num país de língua inglesa. Quando um português canta em inglês fica tristemente ridículo."

No seu Facebook, The Legendary Tiger Man escreveu: "Senhor Vitorino, por quem até tinha alguma estima, pegue lá este recado: Verdadeiramente ridículo é quando um Português canta em Inglês só porque uma marca lhe põe dinheirinho no Bolso. Acho que se os artistas se preocupassem mais com a sua arte e integridade e deixassem a dos outros em paz teríamos melhor música em Portugal. Pois trabalhem, que logo colhem frutos."

Vitorino tem talento, embora faça a mesma coisa há anos (conservadorismo), e tem obra interessante, mas não pode andar a menosprezar e a ofender quem vem atrás e tem valor. É feio e destrutivo desdenhar o valor da nova geração de músicos portugueses, com a história do Inglês. Vitorino pode pensar que é o melhor, mas não é.

Vitorino deveria ainda saber que há músicos portugueses que cantam em Inglês com presença em países de expressão inglesa, como The Legendary Tiger Man ou Moonspell. Se os Moonspell, na área do Rock, por exemplo, cantassem em Português ainda não tinham saído das fronteiras do nosso País. Mas têm temas cantados em Português, para além das referências à cultura portuguesa em faixas como Opium.

E se se cantar em castelhano já não há problema?

Às tantas ainda diz na entrevista citada: "O medo torna-nos conservadores. Fica-se nivelado. O medo do ridículo torna-nos monótonos." Pelos vistos só perdeu o medo para o All Together Now!

Sem comentários:

Enviar um comentário