«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, dezembro 09, 2012

Primeira edição do Madeira Micro International Film Festival no Cine Sol

Três dias de bom cinema (e música) no Cine Sol, carinhosamente rebatizado de Cinema Paradiso
photo copyright MMIFF

O Madeira Micro International Film Festival constitui mais um nicho de cultura alternativa na Região: um oasis cultural num local improvável. Foi a primeira edição, de 6 a 8 de dezembro, com sede no chamado Cine Sol, com uma localização soberba na vila pitoresca da Ponta do Sol.

A oportunidade de apreciar, em três dias, um conjunto de seis filmes recentes, surpreendentes e desafiantes é uma pedra no charco cultural da ilha, num ambiente único: edifício de cinema antigo e decadente, fiel à sua época e com vista para a baía da Ponta do Sol.

A minha escolha foi para Vanishing Waves. Também pela banda sonora. O júri do festival premiou Two Years at Sea e atribuiu uma menção honrosa a Mondomanila. Tive pena não ter visto, além de Two Years at Sea, The Whisperer in Darkness. Achei interessantes Consuming Spirits e After.

Um outro filme, já fora da competição, The Valtari Mystery Film Experiment, inspirado no mundo criativo musical da banda de culto Sigur Rós, foi exibido na zona do terraço, num before screening. A música tornou-se às tantas repetitiva... Vinha à cabeça outras músicas que serviriam melhor o filme...

Foi nostálgico ter posto os pés no Cine da Ponta do Sol uns 30 anos depois (fuck, time slips away...) e foi excelente que, além do cinema indie, antes e depois da exibição dos filmes, houvesse sempre música (além do bar...) em ambiente de tertúlia entre profissionais e o público.

Em termos de experiência musical, o meu preferido foi o after show com Hanno Leichtmann (Static).

Antonio Marques Teixeira (1876-1935) foi o criador do antigo cinema na Ponta do Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário