«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Django Unchained, mais uma obra-prima de Tarantino




Brutal. Genial. Obra prima (mais uma de Quentin Tarantino). Uma sinfonia cinemática. Não faço a mínima ideia do que disse a crítica nem a aceitação que tem tido do público, nem me interessa. Entre os filmes em cena esta semana na Madeira, gostei de "Lincoln", gostei ainda mais de "Hitchcock" e quanto a "Django Unchained"... simplesmente encheu as medidas.

A exuberância, a banda sonora, o argumento, a violência crua sem almofadas, inesperada e sem rodeios (não se limpa a realidade inerente à escravatura), o estilo e bom gosto, o detalhe, o sentido do épico, o humor e a ironia, a força interior do herói, a forma como Tarantino nos faz calçar a botas de Django e nos faz querer dar porrada bruta nos malfeitores, mas também a humanidade e a esperança. Nota: quem sai da sala durante os créditos perde a cena extra no fim... shame on you!


Quentin Tarantino sobre "cathartic movie violence" em Django Unchained: "I wanted you to have that frustration and have that pain. I wanted audience to need to have Django to have retribution". Esse efeito foi muito bem conseguido :) Parece pouca a "retribuição" face à malvadez de donos e capatazes relativamente aos escravos, nas plantações do sul dos EUA.

Se é exuberante na violenta "retribuição" de Django, o realizador refere que foi comedido na ilustração da outra violência, a que era real no tempo da escravatura. Imagine-se se não fosse comedido... Custaria ainda mais (seria insuportável) enfrentar uma realidade brutal que muitos americanos, e não só, continuam a ter dificuldade em encarar...

Lincoln e Django Unchained têm a escravatura como tema central. Enquanto LINCOLN de Steven Spielberg é limpinho, não mostra nem confronta as consciências com a violência e brutalidade geradas pela escravatura sobre as suas vítimas, em DJANGO UNCHAINED de Quentin Tarantino somos interpelados e confrontados com essa realidade. Somos colocados no meio de uma plantação do Mississippi e causa incómodo e frustração... que só é sanado no espectador através da intensa "retribuição" de Django face aos opressores.

Quentin Tarantino acaba de ganhar um BAFTA pelo melhor argumento original de Django Unchained. Bem merecido :) É uma das pedras angulares do filme.

E Quentin Tarantino ganhara no mês passado um Golden Globe também pelo argumento de Django Unchained, que considerou uma surpresa. Está a ser modesto o rapaz...

Sem comentários:

Enviar um comentário