«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, maio 11, 2013

Explorador da existência


photo origin

Em entrevista a Miguel Esteves Cardoso na RTP, emissão em 9 de maio de 2013, o escritor e cronista diz, entre outras coisas, o seguinte:

«Há tantas coisas para fazer na vida sem amor [romântico por outra pessoa]. A vida em si é boa

«A sabedoria conduz à tristeza, a um pensamento triste, conduz à realidade e a realidade é uma coisa triste. O que é bom é distrair-mo-nos

Por outro lado, salienta, numa palavra, algo de muito importante e vital: «Sossego». Está sossegado quem pode e quem quer. Há quem tenha horror ao sossego e tenha de estar sempre em movimento.

«Eu tento pôr a vida por escrito. Para ficar escrita. É uma coisa que se aprende a escrever. Apanhar a vida e pô-la ali de maneira a que se guarde.» A literatura e os escritores aprofundam o conhecimento da vida e do ser humano. Mesmo a ficção, com espessura existencial, faz refletir e contém conhecimentos e ensinamentos preciosos sobre a natureza humana e a essência da vida - não é só a ciência que nos permite conhecer.

Como disse Milan Kundera, o «romancista não é nem um historiador, nem um profeta: é um explorador da existência», isto é, da descoberta de parcelas novas da vida humana. E a existência é o «campo das possibilidades humanas» (A Arte do Romance pp.27/58/60). Há coisas que só o romance pode dizer.

Outra entrevista recente (ao escritor Miguel Esteves Cardoso e à mulher), e muito melhor do que a da RTP (Fátima Campos Ferreira faz algumas perguntas que valha-nos Deus...), foi conduzida por Anabela Mota Ribeiro e publicada pela revista 2 do Público, em 21 de abril do corrente ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário