«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, março 03, 2014

ExciT's Space Gadgets: mais elaborado e musical / more elaborate and musical

Ouvir aqui / listen here

ExciT é um pojecto de música electrónica de Johan Linden, compositor belga que vive e cria na Madeira. Depois de Excit (2005), Eboy (2006) e Beyond the Blue (2008), surge agora Space Gadgets (2014) a testemunhar uma evolução face aos trabalhos anteriores. Não só ao nível técnico, mas também ao nível musical: é mais aventuroso e imprevisível, isto é, menos linear. É um disco claramente mais ambicioso, elaborado e maduro.

O ritmo é a base musical de ExciT, em que assentam as composições. Não se trata de um ritmo certinho e com uma progressão normal ou previsível. Johan Linden joga com ritmos e contra-ritmos, o que torna a sua música mais interessante, complexa e tecnicamente mais evoluída. Há uma poli-ritmia, isto é, mudanças frequentes de ritmo e direcção, o que obriga a um domínio maior da "maquinaria" para se obterem bons resultados. O jogo de tempos e contra-tempos faz lembrar, por exemplo, a bateria de uns Van der Graaf Generator.

Dentro da base de trabalho, o ritmo, coloca e sobrepõe em múltiplas camadas diversos outros elementos ou apontamentos (toppings), como o dub ("Spacegadgets" ou "Oscillation"), vocalizações ou sons exóticos ("Connected", "Humanoids", "Multiply" ou "Oscillation"), rock/industrial ("Unfinish") ou psicadelismo ("Flood & Fire").

Estas composições, feitas com samples gravados em diferentes partes do mundo juntando sintetizadores e instrumentos acústicos, apesar de serem música alternativa (this is not ordinary music), têm uma grande musicalidade. É música com boa fluidez, harmonia e ritmos sincopados, como a música de dança pede, neste caso numa versão hard ou alternativa, mais cerebral, mas sem ser inóspita ou árida.

ExciT beberá influência na cena Electronic Body Music (EBM) da Europa central. Parecem terem sido os Kraftwerk a cunhar a designação EBM no final dos anos setenta e depois utilizada pelos belgas Front 242, nos anos 80, estando ainda hoje activos. Há outros nomes como Die Krupps, Skinny Puppy ou Frontline Assembly, só para mencionar as bandas que conheço e possuo discos, alguns com matizes mais industriais ou punk.

Quando é mais fluído e harmonioso, como em "Multiply", "Connected", "Cyclops" ou "Humanoids", o efeito é mais hipnótico. A harmonia/fluidez vai, no entanto, sendo quebrada e subvertida ao longo da maioria dos temas, o que torna tudo mais interessante para o ouvinte (apenas "Particles" soa demasiado fragmentada e sem uma ligação mais sólida entre todas as partes e harmonia - mas essa "desconjugação" pode ser intencional).

Há a preocupação quanto à musicalidade, mas há transição de sonoridades e de cores. No tema "Flood & Fire", por exemplo, transita-se entre extremos, entre a luz e a sombra.

Note-se ainda o contraste entre passagens com muitos elementos e sobreposição de pistas e as passagens mais despojadas; entre momentos mais harmoniosos e os momentos mais intricados; entre passagens mais suaves e fluídas e outras mais dissonantes e ariscas; entre partes mais rápidas e mais lentas.

Tudo isto contribui para a boa dinâmica do álbum Space Gadgets. Cada tema tem um elemento ou elementos distintivos que permitem que fiquem colados na memória do ouvinte.
--
ENGLISH version

ExciT is an electronic music project of Johan Linden, a belgian composer that lives and creates in Madeira. After the albums Excit (2005), Eboy (2006) and Beyond the Blue (2008), it is released now Space Gadgets (2014) showing an important evolution, both technically and musically, when compared to the previous body of work. It is more adventurous and impredictable, that is, less linear and more appealing. It is clearly a more ambicious, elaborate and mature work.

Rhythm is the musical basis of ExciT, on which the compositions are built on. It is NOT a normal and predictable rhythm with a predictable progression. Johan Linden plays with rhythms and counter-rhythms, which makes the music more interesting, complex and technically more advanced. There are poly-rythms, ie, frequent changes of pace and direction, which requires a greater control of the "machinery" in order to get good results. The tempos and counter tempos are reminiscent, for example, of Van der Graaf Generator's drumming.

On that rythm base or foundation there are multi layers with many other sound & music elements (toppings), like dub ("Spacegadgets" or "Oscillation"), exotic vocals and sounds ("Connected", "Humanoids", "Multiply" or "Oscillation"), rock/industrial ("Unfinish") or psychedelic ("Flood & Fire").

These musical compositions, made with samples recorded around the world joining synthesizers and acoustic instruments, although being alternative music (this is not ordinary music), have a great musicality. It's music with good fluidity, harmony and syncopated rhythms, like dance music demands. In this case it is a hard or alternative kind of dance music, which is more cerebral, but without being inhospitable or barren.

Amongst ExciT's musical influences there is the Electronic Body Music (EBM) scene from Central Europe. It is said that EBM was coined by the band Kraftwerk in late seventies, and then used by the Belgian band Front 242 in the eighties. There are other bands like Die Krupps, Skinny Puppy or Frontline Assembly, just to mention the ones I know and from whom I have records in my collection, some with more industrial and punk influences.

When the music is more fluid and harmonious, like in "Multiply", "Connected", "Cyclops" or "Humanoids", it gets more hipnotic. The harmony and flow is broken and overturned along most tracks, which makes the music challenging and interesting for the listener (only "Particles" sounds fragmented and lacking a more solid connection between all parts and a global harmony - but maybe the intention was to mismatch).

There is a concern with musicality, but there is also change in the sounds and colors. The track "Fire & Flood", for example, makes transitions between extremes, between light and shadow.

It should be noted the contrast between passages more rich in detail (with many elements and overlayers) and the more deprived passages; more harmonious moments and more intricate moments; softer and fluid passages and other that are more austere and dissonant passages; faster and slower parts.

This all contributes to the good dynamic of the album
Space Gadgets. Each track has a distinctive element or elements that allow it to stick in the listener's memory.
--
Listening time:
Online streaming of Space Gadgets

Sem comentários:

Enviar um comentário