«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE
quinta-feira, setembro 29, 2005
11. Motivação interior
«Não esperes por uma cerimónia de entrega de prémios, promoção ou que um amigo ou mentor mostre apreço pelo teu trabalho. Orgulha-te dos teus próprios esforços, diariamente.»
«Don't wait for an award ceremony, promotion, friend or mentor to show appreciation for your work. Take pride in your own efforts on a daily basis.»
"How to Stay Motivated" by Dr. Denis Waitley
Comment:
A motivação não deve estar dependente de reconhecimentos por parte de terceiros. Ela deve ser autónoma e intrínseca. Quem se torna dependente de estímulos para fazer o que tem a fazer e fazê-lo bem embarcará numa viagem de altos e baixos, com pouco controlo motivacional sobre a sua acção. Tudo o que fizer precisa de ser subscrito por outros. Desvaloriza e diminui a sua confiança e auto-estima.
Por isso, devemos depender de estímulos nossos, interiores, que estão mais protegidos e se governam a si próprios. Se, por acaso, houver reconhecimento e estímulo por parte de outros, é apenas um bónus. A nossa acção e trabalho não se devem ser ditados por esses estímulos e motivações externos. A nossa acção e a qualidade do nosso trabalho devem-se a motivações internas. Por exemplo, fazer bem as coisas por gostar e ter orgulho de as fazer bem, pelo brio profissional, por imperativos éticos. Valendo por si mesmas. Independentemente de como outros acolhem esse trabalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário