«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, março 15, 2006

33. Good Night, and Good Luck


George Clooney realizou um grande filme. Um primor ao nível estético e a mensagem política é vigorosa.
É automática a comparação entre a "caça às bruxas" aos comunistas perpetrada pelo senador McCarthy, na década de 50, e a "caça às bruxas" aos terroristas que entretém hoje George Bush - quem discorda dele é acusado de terrorista ou amigo dos terroristas.
Não conhecem ninguém que apelida de comunistas todos os que emitam opinião (mesmo que ligeiramente) contrária à sua?
Além do mais, seria bom certo jornalismo televisivo ver "Good Night, and Good Luck" como manual. Esclarecer e manipular o público são coisas diferentes.

MAIS ALGUNS DADOS:

Título: Good Night, and Good Luck (Boa Noite, e Boa Sorte)
De: George Clooney
Com: David Strathairn, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson
Género: Drama
Classificacao: M/12EUA, 2005, Cores, 93 min.

Argumento:
A acção de "Boa Noite, e Boa Sorte" decorre nos primórdios do jornalismo televisivo, na América dos anos 50.
O filme retrata o conflito verídico entre Edward R. Murrow (David Stratharirn), um"pivot" pioneiro e o Senador Joseph McCarthy e a Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas.
Graças à sua vontade de esclarecer o público, o inovador Murrow e a sua dedicada equipa - dirigida pelo seu produtor Fred Friendly (George Clooney) e Joe Wershba (Robert Downey, Jr.) na redacção da CBS - desafiam pressões da empresa e dos patrocinadores ao analisar as mentiras e as tácticas rasteiras perpetradas por McCarthy durante a sua "caça às bruxas" aos comunistas.

O diferendo agrava-se quando o Senador reage, chamando comunista ao "pivot". Neste clima de medo e represálias, a equipa daCBS continua o seu projecto e a sua tenacidade acaba por surtir frutos, quando McCarthy é chamado a responder perante o Senado e despojado de todo o seu poder, ao mesmo tempo que as suas mentiras e estratégias prepotentes são finalmente desmascaradas.
Apesar disso, Murrow e a equipa pagaram cara a sua ousadia e o programa foi transferido para um horário menos nobre. O seu legado, contudo, permaneceu intacto e continua a ecoar hoje como padrão para o jornalismo televisivo de qualidade.
"Boa Noite, e Boa Sorte" é a segunda longa-metragem de George Clooney, depois de "Confessions of a Dangerous Mind".
Foi nomeado para seis Óscares, entre os quais MelhorRealizador, Filme e Actor, e ganhou no Festival de Veneza 2005 osprémios de Melhor Actor, Argumento e Crítica Internacional.
PUBLICO.PT
sítio oficial http://wip.warnerbros.com/goodnightgoodluck/

1 comentário: