«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, março 17, 2006

34. ... «resta combater»

David Strathairn como Edward R. Murrow no filme Good Night, And Good Luck

Foi uma surpresa o Editorial do Sr. Director do Diário de Notícias da Madeira, Luís Calisto, hoje. Depois de vermos "Good Night, and Good Luck", pensa-se que está extinto o jornalismo guiado por causas e valores - democracia, liberdade, bem comum, coabitação de ideias e pontos de vista divergentes -, mas eis que que surge, localmente, um "murro na mesa", um grito de que "o rei vai nu", em nome da liberdade de imprensa, da democracia, do esclarecimento e interesse público:

«Os responsáveis limitam-se a ler o jornal e a responder com a promessa de queixas. Se há receio das pistolas, como nos tempos do faroeste e de Chicago, então chega de apregoar a Madeira como terra da paz e da ordem "em contraste com a bagunça do Rectângulo".»

«Bagunça é palavra cada vez mais madeirense, aliás. É ver o que têm feito os partidos políticos, que são os garantes dos princípios democráticos, do civismo, da cidadania. A nata da Assembleia Legislativa - os líderes dos grupos parlamentares - reúne-se de vez em quando. Esta semana, três deles insultaram-se e quase se agrediram numa dessas conferências.»

«Esta semana, a credibilidade do Parlamento desceu mais uns furos. O povo vai-lhe perdendo o respeito. A linguagem baixa e a agressividade estão a marcar uma moda lançada por estilistas de todos os quadrantes e níveis. Os que denunciavam essa moda rapidamente se deixaram levar no "modernismo". Os exemplos chovem de todos os lados. Já não estão em causa os níveis económico, social, de instrução. O problema é de carácter e de formação pessoal.»

«Quando o tempo é de marginalizar quem discorda, resta combater

«A liberdade de imprensa está em causa e em causa fica a democracia. Se houver combate vitorioso pela democracia, muito bem. Se não, perpetuar-se-á a lei do "quem diz ´não´ vai para a rua ou apanha duas taponas".»

... só faltava dizer "Boa noite, e boa sorte"...

Para versão integral:

1 comentário:

  1. Pela primeira vez abandono vestígios neste novo espaço blogosférico, dinamizado a partir da minha Madeira. Agradeço pela inclusão do meu no seu cardápio de favoritos. Combater? Eu estou disposto, como escrevi ontem, a declarar a dissidência cívica, porque não tolero alimentar sinecuristas lapuzes, comediantes no palco de uma "democracia" que resvala para a tragédia. Lá fora, na "bagunça do rectângulo", avaliam a conjuntura abjecta como uma trágico-comédia....
    Saudações deste Itália.

    ResponderEliminar