Wyoming é um estado do interior (Noroeste) dos EUA. E os interiores geográficos tendem a corresponder a mentalidades mais fechadas, mais conservadoras, tendentes a impor um só pensamento. Pelos vistos também as realidades insulares. Veja, por exemplo, como votou a população de Wyoming nas presidenciais de 2004. Bush obteve uma esmagadora maioria.
Imagine-se então o impacto da homosexualidade e de uma paixão entre dois cowboys nesta América dos Westerns, rural, tradicional, puritana (65% são protestantes e 79% destes votaram Bush) e intolerante. Que lincha os homosexuais.
Não é preciso recuar muito: em 1998 o jovem estudante gay Matthew Shepard, em Laramie, no Wyoming, foi espancado e abandonado à morte. Fora escolhido como alvo devido à sua orientação sexual. A América não é só Los Angeles, Nova Iorque ou São Francisco.
É este contexto que impede que estes dois homens de Brokeback Mountain encontrem a felicidade juntos. É difícil desafiar as convenções, o estabelecido. O preço a pagar pode ser demasiado elevado.
Contudo, é curioso que a América conservadora também está a ir ver "Brokeback Mountain", sobretudo o público feminino. O macho heterosexual tem mais reservas e resistências.
Para os cowboys homosexuais do Wyoming, "Brokeback Mountain", cuja acção se inicia nos anos 60, é mais um filme documentário do que uma ficção.
Use este mapa dos EUA para localizar o estado de Wyoming. No "post" anterior encontra links que lhe dão imagens de Wyoming, local onde decorre a história de Annie Prouxl, transposta para o cinema por Ang Lee, embora BrokeBack seja um local ficcionado.
ao contrário da crença popular, as paisagens deslumbrantes deste filme pertencem ao estado de alberta, no canada. por exemplo, este site aborda a questão: http://www1.gocanadianrockies.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=8
ResponderEliminareis a confirmação, conforme referem notas da produção do filme, no site oficial: "Filming began in Alberta in May 2004. Shooting locations in the region included the Canadian Rockies, Cowley, Fort MacLeod, and Calgary."
ResponderEliminarObrigado pelo alerta mas estava consciente do facto. Foi filmado no Canadá por questões práticas, mas procurando ser e "imitar" a paisagem do Wyoming. Como as imagens provam. Eu procurei abstrair-me disso. A paisagem ser "ficcionada", como o enredo ou as personagens, não me faz diferença. O efeito de real, de verosimilhança, a capacidade de nos fazer acreditar é o que faz a magia do cinema. É ficção, não tem utilidade prática, mas dá-nos alegria.
ResponderEliminar