«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, julho 29, 2006

35. Também os artistas sofrem com a guerra

Sharif Sehnaoui

«Sharif Sehnaoui, Raed Yassin, Charbel Haber, Bechir Saadeh e Mazen Kerbaj são músicos experimentais e improvisadores que calha, sorte a deles, viverem em Beirute. Há 15 dias que estão a ser bombardeados pelos aviões israelistas e não nos têm chegado notícias sobre o que lhes aconteceu.
Não sabemos se estão bem ou se as 400 vítimas civis da reacção desproporcionada e infame de Israel ao facto de o Hezbollah ter raptado dois soldados seus já inclui algum ou alguns deles. Christine Sehnaoui e Jassem Hindi estavam em Paris na altura em que começaram os ataques e não puderam regressar para junto dos seus familiares, se é que estes ainda permanecem na capital do Líbano, agora praticamente reduzida a escombros.
Pelo menos estão a salvo, mas nem por isso se sentirão menos angustiados – imaginem o que seria se Espanha apagasse Lisboa do mapa porque cá se sediava uma organização armada que lutasse contra os interesses espanhóis.
Há uma semana, Kerbaj enviou uma mensagem através da Internet e da lista Improvised Music a dizer que o barulho das bombas e o medo o impediam de dormir já há várias noites – depois disso, o silêncio. Trompetista inovador e em ascensão nos circuitos internacionais (ainda numa edição recente a britânica Wire dedicou-lhe uma página), os amigos e companheiros musicais que tem em Portugal temem pelo seu destino.
A AnAnAnA associa-se-lhes, lamentando a persistente tendência dos governos israelitas para o disparate, com o sangue, invariavelmente, como preço. Bem como a cumplicidade americana e a não menos criminosa ambiguidade europeia.»

AnAnAnA newsletter 28.07.2006

Sem comentários:

Enviar um comentário