«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, agosto 05, 2006

10. Vídeo da revolta no Jardim do Mar corre o mundo


A revolta no Jardim do Mar, em 9 de Novembro de 2002, foi um dia negro para a democracia. É um exemplo perfeito da metodologia "batalha campal" para impedir o debate racional e argumentativo. A revolta de um grupo de populares, em parte instigados por responsáveis políticos, que nada teve de espontâneo, corre agora o mundo.

A revolta no Jardim do Mar por parte de um grupo de habitantes locais deveu-se a alguns instigadores políticos, de forma a provocar uma batalha campal e, assim, impedir que os surfistas e ambientalistas pudessem apresentar os argumentos e discutir com os residentes. A maioria dos habitantes locais pensava estar a defender o interesse da freguesia. Alguns deles foram manipulados no sentido de que as associações ambientalistas eram contra a muralha de protecção, quando na realidade estas apenas queriam um projecto mais pequeno, mais moderado e chegar a um compromisso.

Conclusão: foi impedido o debate informativo e a clarificação sobre a futura construção da muralha de protecção/promenade na freguesia, que a Save the Waves, Quercus, Cosmos e alguns locais tentaram concretizar. A reportagem da RTP-Madeira, nesse 9 de Novembro de 2002, ilustra o que se passou. Está na Internet com tradução (legendas) em inglês: clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário