

Rui Pimentel, 49 anos, sempre gostou de desenhar. Quando era pequeno, lembra-se que se divertia muito a copiar os cartoons do jornal Canard Enchaîné : «Desenho desde que me conheço», diz.
Rui Pimentel é formado em Arquitectura, mas a paixão pelo cartoonismo leva-o a ter duas «profissões a full time». Depois de 14 anos a fazer caricaturas, primeiro no já extinto O Jornal e depois na VISÃO, Rui revela que Mário Soares é uma das personagens que mais gozo lhe dá desenhar, ao contrário do líder social-democrata, Durão Barroso.
Quanto à actual situação dos cartoonistas em Portugal, Rui Pimentel admite que é má, no entanto, «o pior são as condições do país: as pessoas lêem poucos jornais e as publicações estão concentradas em grandes grupos e, por isso, os novos valores têm pouca oportunidade de encontrar trabalho».
Desde 1988, já foi galardoado cinco vezes, a última das quais este ano, com o Prémio Nacional de Caricatura. O cartoonista também participou em exposições colectivas na Irlanda, Brasil, Turquia, Croácia, Suiça, Alemanha, França, Espanha e Macau. Está ainda representado nas colecções do Museu Caricatura e Cartoon de Basileia, Suiça, e no Museu Casa da História de Bona, Alemanha.
(copyright Visão online)
Sem comentários:
Enviar um comentário