«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, setembro 06, 2006

12. Jóia Perdida, Jóia Roubada

O mais recente edição da revista SURF Portugal, ainda não disponível na Madeira, dedica várias páginas ao filme Lost Jewel of the Atlantic. Um extenso artigo de Darin Pappas - Jóia Perdida, Jóia Roubada - fala sobre as transformações na ilha desde que a conheceu em 1995, surpreso e chocado pelo que viu no referido documentário. Citamos apenas algumas passagens sobre o filme Jóia Perdida do Atlântico, a estrear em breve na Madeira:

«Lost Jewel of the Atlantic é uma composição gráfica e musical que mistura arquivos vídeo de surfistas portugueses e internacionais nas ondas madeirenses com filmagens do próprio Jacob [Holcomb, realizador], recolhidas nas vezes em que ele esteve na ilha.

Há várias entrevistas a cidadãos locais, surfistas e não-surfistas, políticos madeirenses, vozes significativas do mundo do surf – atente-se nas sábias palavras de Yvon Chouinard, da Patagónia, uma das mentes mais esclarecidas do nosso meio – e alguns big wave riders que incluem: Orlando, Belmiro, Adriano (miúdos que tínhamos iniciado ao surf em 1995 e que se tinham tornado grandes surfistas).

A edição é escorreita, as imagens são de cortar a respiração e a banda sonora está bem ligada com as cenas em que aparece, incluindo nomes como Mermen, David Beaudry, Sambada, Crowsong, Ithaka e Gabriel O Pensador.

E apesar de compreensivelmente orientar-se segundo a visão ambientalista dos surfistas, Jewel não é uma peça de propaganda demagógica. Aborda os vários ângulos do problema e fá-lo de modo bem sucedido, incluindo uma comparação ilustrada com o Norte Shore havaiano. Realça, sobretudo, o essencial: Surfar e viajar é divertido, saudável, natural e bom para as economias locais. E, no caso da Madeira, este é um facto que muitos representantes oficiais desconheciam de todo.

Lost Jewel of the Atlantic é parte filme de surf, parte documentário ambiental; parte denúncia política. Talvez o título “Stolen (Roubada) Jewel of the Atlantic” fosse mais apropriado para o filme de Jacob. O sentimento desta série de eventos geográficos está encapsulado nesta produção como está um panorama geral da experiência de surf na Madeira, ontem e hoje. Se mais pessoas tivessem os tomates para ser assim tão pro-activos, o mundo seria um lugar bem melhor
(Darin Pappas in SURF Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário