«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, setembro 09, 2006

18. Olho no calhau de São Vicente

Os cidadãos aqui de São Vicente devem estar estar atentos aos projectos para a frente mar da sua freguesia, para não acontecer, por exemplo, como no Jardim do Mar, que só depois de feita a "promenade" se deitaram as mãos à cabeça. Comece-se por ir ver o elucidativo Lost Jewel of the Atlantic, a estrear na próxima semana no Cinemax.

O
Jornal da Madeira anuncia hoje a «reestruturação da frente mar do calhau de São Vicente.»

Sabendo o que já se passou no Lugar de Baixo, na Vila da Ponta do Sol, na marginal da Vila da Calheta, na Ponta Delgada ou na praia dos Reis Magos, no Caniço, a primeira reacção é, no mínimo, de alerta e prevenção. Será ainda mais fustigado o calhau de São Vicente? Será mais betonização e enterro do calhau? Será mais uma delapidação do património natural da Madeira, da sua paisagem exótica e autêntica?

«O objectivo é aproveitar a frente-mar, bem como as ribeiras e nascentes, para lançar o projecto Água, uma iniciativa que vai juntar as infra-estruturas de lazer à actividade cultural, sob o desígnio daquele elemento.»

Este é um bom momento para sensibilização. Aproveite, vá ver (e leve mais cinco) o Lost Jewel of the Atlantic nos dias 15, 16 ou 17 de Setembro, no Cinemax, no Funchal, que é elucidativo e pedagógico sobre os efeitos de certas obras no litoral.

Há quem tenha a ideia de que Natureza é só montanha e laurissilva... O mar já existia antes de existir a Madeira...

2 comentários:

  1. Olá... Desde já os meus parabéns pelas ideias e comentários pertinentes. Gostaria, no entanto, de chamar a sua atenção para aquilo que está para acontecer, em breve, na Madalena do Mar. É que planeia-se fazer uma "promenade" ainda maior que a que já lá existe (de uma ponta à outra)... Ou seja, será que se vai destruir uma das poucas praias de calhau que ainda existem e entupi-las com cimento?

    ResponderEliminar
  2. Aparentemente iniciaram hoje a construção desse aborto que como é hábito vem de encontro aos interesses dos vendedores de betão...podem crer que isto não fica assim!!!

    ResponderEliminar