
O Jornal da Madeira anuncia hoje a «reestruturação da frente mar do calhau de São Vicente.»
Sabendo o que já se passou no Lugar de Baixo, na Vila da Ponta do Sol, na marginal da Vila da Calheta, na Ponta Delgada ou na praia dos Reis Magos, no Caniço, a primeira reacção é, no mínimo, de alerta e prevenção. Será ainda mais fustigado o calhau de São Vicente? Será mais betonização e enterro do calhau? Será mais uma delapidação do património natural da Madeira, da sua paisagem exótica e autêntica?
«O objectivo é aproveitar a frente-mar, bem como as ribeiras e nascentes, para lançar o projecto Água, uma iniciativa que vai juntar as infra-estruturas de lazer à actividade cultural, sob o desígnio daquele elemento.»
Este é um bom momento para sensibilização. Aproveite, vá ver (e leve mais cinco) o Lost Jewel of the Atlantic nos dias 15, 16 ou 17 de Setembro, no Cinemax, no Funchal, que é elucidativo e pedagógico sobre os efeitos de certas obras no litoral.
Há quem tenha a ideia de que Natureza é só montanha e laurissilva... O mar já existia antes de existir a Madeira...
Olá... Desde já os meus parabéns pelas ideias e comentários pertinentes. Gostaria, no entanto, de chamar a sua atenção para aquilo que está para acontecer, em breve, na Madalena do Mar. É que planeia-se fazer uma "promenade" ainda maior que a que já lá existe (de uma ponta à outra)... Ou seja, será que se vai destruir uma das poucas praias de calhau que ainda existem e entupi-las com cimento?
ResponderEliminarAparentemente iniciaram hoje a construção desse aborto que como é hábito vem de encontro aos interesses dos vendedores de betão...podem crer que isto não fica assim!!!
ResponderEliminar