«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, setembro 09, 2006

17. "Muralha do Jardim do Mar prejudica promoção lá fora"

A reportagem com destaque na primeira página do Diário de hoje diz tudo. O título Muralha do Jardim do Mar prejudica promoção lá fora e os factos que o sustentam falam por si. São os próprios comerciantes a sentir na pele os efeitos negativos da promenade do Jardim do Mar, que enterrou cerca de 800 metros de calhau e invadiu o mar.
O filme a estrear no dia 15 na Madeira, Lost Jewel of the Atlantic, tem também o mérito de motivar a reflexão dos efeitos pós-promenade (é mais estrada que promenade...), nomeadamente os económicos e turísticos, que é algo importante numa terra cuja actividade principal é o turismo, muito além dos aspectos desportivos ligados ao surf. Sem esquecer as consequências paisagísticas (obliteração do exotismo e autenticidade da natureza da ilha) e ambientais (entre eles a fauna marítima: lapa, caramujo, polvo). Sem olvidar algo menos vísivel mas não menos importante: as consequências ao nível cultural e social - os habitantes locais sentem ferido o orgulho pelo que de genuíno e único perdeu a sua costa marítima; um bocado da alma dos habitantes foi enterrada pelas milhares toneladas de betão.

Destaque-se algumas passagens da reportagem:

«A maioria das pessoas com quem falámos concorda que algo tinha de ser feito para travar a erosão marítima, mas, apesar do pouco à-vontade com que falam sobre o assunto, poucos são os que não reconhecem que a promenade acabou por retirar a projecção internacional que o Jardim do Mar tinha alcançado ao nível europeu e até mundial. Hoje, é com mágoa e tristeza que muitos dos residentes deste freguesia recordam os tempos em que o Jardim do Mar era notícia em praticamente toda a imprensa especializada mundial. Hoje, no capítulo do surf, o Jardim do Mar continua a ser notícia, mas apenas pelas ondas do passado.»

«As quebras nas visitas, dormidas e vendas dos pequenos negócios, sobretudo durante o período de Inverno, também têm sido uma realidade desde a construção da promenade.»

Segundo um habitante, Adriano Longueira, «os prejuízos têm sido evidentes, sobretudo para o "pequeno comércio". Os surfistas, salienta, este jovem jardineiro não podem ser considerados "turistas pobres" pois para "chegarem cá têm de pagar viagens, por vezes longas, alugam carro, compram comida e arrendam casas. Podem não ficar num hotel de cinco estrelas, mas é um turista que gastava na mesma e isso era bom para os pequenos comerciantes". Antes "no Inverno isto estava completamente cheio"

«Nos últimos anos tudo mudou e "desde que começaram as obras que o Jardim caiu completamente porque já ninguém vem para aqui gastar dinheiro quando sabe que a melhor onda da Madeira está estragada"», refere o mesmo Adriano Longueira.

«Em termos de ocupação hoteleira "houve uma baixa bastante grande" afirma Henrique Afonso acrescentando que a "promenade acabou com uma mina de ouro que existia. Se os nossos governantes tivessem tido um pouco de inteligência poderiam ter feito melhores acessos e aproveitar esta mina porque os surfistas não são aquele tipo de turistas de pé descalço, como muitos os consideram".

Sem comentários:

Enviar um comentário