«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, setembro 03, 2006

7. Antes, depois

ANTES
(View from West)

Toda praia de calhau desapareceu. A protecção e a promenade, como defenderam as associações ambientalistas, poderiam ter sido construídas sem entrar em confronto com o mar, com muito menos custos de construção e menos danos para a paisagem, ambiente, apanha da lapa e condições desportivas para o surf.

Todos os interesses (incluindo a protecção e espaço de lazer-promenade) teriam sido conciliados e obtidos com uma construção mais pequena.

O que tem, afinal, maior potencial turístico e económico para a Madeira: construções moderadas que salvaguardam e se integram na paisagem natural ou construções em que o betão invade, altera, destrói e domina a paisagem de forma radical?

A massiva estrutura de betão, construída em toda a extensão da considerada pitoresca e característica freguesia do Jardim do Mar, tem por acaso alguma coisa de pitoresco, característico, exótico e autêntico?

DEPOIS

Uma massiva cintura de betão em toda a linha de costa do Jardim do Mar, com uma largura apreciável, entra mar adentro. Enterrado com os 800 metros de costa e calhau foi enterrado, além da fauna marítima, da paisagem exótica/autêntica e das condições únicas da onda do surf, um bocado da alma de cada habitante do Jardim do Mar e de todos os que usufruiram da beleza natural daquela linha de costa.

Não se consegue, por exemplo, olhar o mar sem a invasão do campo visual por um mar de cubos de cimento. Olhar o mar sem obstáculos não é relevante para o dinheiro mas é importante para a qualidade de vida, o bem-estar e felicidade das pessoas. Isto faz parte do conjunto alargado das perdas sofridas.

This is the story of Jardim do Mar, anuncia o filme-documentário Lost Jewel of the Atlantic. Embora aborde outros casos noutros pontos da ilha, o Jardim do Mar é o foco principal, o caso paradigmático. Pelas razões evidentes.

Photo credit (c) film Lost Jewel of the Atlantic

Note-se que a luminosidade, momento da maré e estado do mar variam nas duas fotografias. Tendo em conta esses aspectos, o essencial da leitura comparativa pode ser feita. Aliás, eles em nada ferem e não condicionam a leitura feita neste post.

1 comentário:

  1. Ainda bem que o assinala. São imagens retiradas do trailer do "Lost Jewel of the Atlantic". Vou até tratar de explicitar as tais condições de mar, porque poderá dar a impressão, na imagem mais antiga, que a praia de calhau é mais estreita do que realmente era, devido às condições climatéricas não seram iguais às da fotografia mais recente. Temos de ter esse elemento em consideração na comparação. Por outro lado, o facto de o mar estar calmo na fotografia do "depois" ele pouco ou nada cobre/esconde da barreira gigantesca de antifers...
    As fotos foram utilizadas, apesar destes aspectos (e há outros como a luminosidade/qualidade da foto ou então o momento da maré), porque se evidencia o essencial e eram as desponíveis/captadas do mesmo ponto.

    ResponderEliminar