«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 29, 2006

Euromilhões da Marina do Lugar de Baixo

A «nova e indispensável barreira de protecção da marina vai custar 6,9 milhões de euros», dizia o Diário de Notícias em 5 de Março de 2006, a propósito do projecto da empresa holandesa Delft, que prometia reduzir em «75% os efeitos devastadores» das ondas sobre os 400 metros do molhe principal. Segundo consta, parece que este projecto está em banho-maria devido aos seus elevados custos e, mesmo assim, deixar sem rédea 25% da energia das ondas, que embatem no molhe da Marina.

1,3 milhões de euros é o «valor das obras de recuperação já executadas na Marina do Lugar de Baixo e que o tribunal vai decidir quem vai pagar», dava conta o Diário (5.03.2006).

Entretanto, já em Outubro do corrente ano, o Governo anunciou que seriam gastos 4,5 milhões de euros para consolidar a escarpa sobranceira à Marina do Lugar de Baixo, de onde se têm soltado pedras.

Se forem somados estes valores ao «investimento inicial de quase 24 milhões de euros», o custo da Marina do Lugar de Baixo andará pelos 36,7 milhões de euros.

Este montante ultrapassa, por exemplo, os 34 milhões de euros que a Madeira perde, em 2007, nas verbas transferidas em nome dos custos de insularidade e do Fundo de Coesão (menos 12,5 milhões e 21,4 milhões de euros, respectivamente, segundo o Orçamento de Estado de 2007), decorrente da aplicação da nova Lei de Finanças Regionais.

Veja ainda o post Recife artificial é solução para a Marina do Lugar de Baixo, com várias vantagens (por Pedro Bicudo). Diz-se que pode ser mais barato, além de mais eficaz, do que o projecto da empresa holandesa.

1 comentário:

  1. Sinceramente, esta obra na costa Madeira bem como a suposta solução do paredão de 5 metros ou 50 metros é, no mínimo, patética e ridícula. Todas estas bujardas mostram que, de facto, não há escola de Obra Marítima em Portugal para locais sem plataforma continental, como são a Madeira e Os Açores. E claro, criou-se mais um Paraíso do Empreiteiro e dos Amigo$ do Empreiteiro. Gostava muito de saber o nome do cérebro que projectou esta infantil e irresponsável "bosta marítima". A fazer-se algo, que será muitíssimo caro, terá que ser feito por baixo de água para afastar a zona de impacto do molhe. E isto só deve ser feito depois de sovar alegremente os responsáveis. Há tambem a hipótese de rebocar o Porto Santo até ao Lugar de Baixo para fazer de "saco de batatas" e a seguir transplantar a Ilha Açoreana de Santa Maria para proteger o Porto Santo e assim sucessivamente... Aos Senhores dirigentes da Madeira e ao Projectista deste escândalo vergonhoso e patético digo: Como pode a Engenharia Portuguesa descer ao nível dos políticos que temos? Tenham vergonha e vão trabalhar paras as Obras!

    ResponderEliminar