«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 08, 2006

Sócrates em bombardeamento surpresa, à Pearl Harbor

O "raid" de Sócrates apanhou todos de surpresa, fazendo adornar Marques Mendes e provocando reacção explosiva de Alberto João Jardim.

Ninguém estava à espera. Esperava-se, quanto muito, que fosse Marques Mendes e a bancada do PSD a puxar pela Lei de Finanças Regionais para atacar e atrapalhar Sócrates, no dia em que se iniciou a discussão do Orçamento de Estado, na Assembleia da República.

No raiar dos trabalhos, no discurso de abertura, Sócrates colhe todos de surpresa não só por abordar a polémica à volta da Lei de Finanças Regionais como também, e sobretudo, pela forma demolidora com que atacou certas posturas e acções referentes ao presidente do Governo Regional da Madeira:
«Conhecemos todos a reacção destemperada do presidente do Governo Regional da Madeira quando lhe dizem que há regras para cumprir e que a disciplina orçamental também é para o seu Governo. Ouvimos todos os dias o seu desrespeito pelas instituições democráticas da República e até o seu silêncio perante o absurdo agitar de fantasmas separatistas».
«Anos e anos de laxismo, de cedências e de tratamento de excepção geraram, porventura, maus hábitos que custam a mudar. Mas, pela minha parte, não perco tempo com os excessos de linguagem, nem eles me impressionam».


O líder regional não resistiu a ter o tipo de reacção denunciada pelo primeiro-ministro: «O secretário-geral do Partido Socialista revela uma obsessão fixada na Madeira e na minha pessoa, que merece uma atenta e cuidada análise clínica.»

A iniciativa do líder do Governo da República visou ainda colar Marques Mendes à imagem e posturas polémicas de Alberto João Jardim, de forma a fragilizá-lo politicamente:
«Lamento profundamente que o líder do maior partido da oposição, que tanto fala de credibilidade e de mais rigor na despesa pública, se tenha agora disposto a ir à Madeira, num sinal político claro de quem quer dar cobertura a uma atitude de pura resistência ao cumprimento da lei, ainda por cima sem uma palavra que fosse de crítica para com o jogo perigoso de insultos permanentes aos órgãos de soberania».

«A imagem do deputado Marques Mendes, embevecido, ao lado do dr. Alberto João Jardim, diz tudo quanto há para dizer».


Como se isso não bastasse, Sócrates disse ainda - já na discussão - que Marques Mendes se deslocou à Madeira «para dar cobertura a um acto ilegal do Governo Regional, que contraiu um empréstimo que não podia.» O PM acrescentou que Marques Mendes «perdeu toda a credibilidade para exigir rigor nas contas públicas», quando o exige «em todo o lado», excepto em «áreas onde estão companheiros políticos» eleitos através do PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário