«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, dezembro 23, 2006

Uns mais imunes do que outros 4

Sê sensato, imuniza-te

Ou muito nos enganamos ou o desfecho, na forma da indemnização de 35.000 euros, do caso do deputado João Carlos Gouveia não deixou a parte acusatória muito confortável. O importante era a condenação do deputado.

A indemnização pesada, além da multa de 1.500 euros, estaria fora dos planos/expectativas, porque permite mediatizar de novo as declarações polémicas na origem do processo e, acima de tudo, dar tempo de antena e espaço para a vitimização do réu condenado. Como a condenação aconteceu graças ao levantamento da imunidade parlamentar decidida pelo PSD-M e o facto do ataque/ofensa pessoal ser praticada - a coberto da mesma imunidade negada ao parlamentar do PS - pelos mesmos que acusaram, fica um claro sentido de injustiça e a parte queixosa acaba por ser vista como implacável, impiedosa e com dois pesos e duas medidas.

Além disso, uma boa parte dos madeirenses subscreve parte das denúncias do deputado quanto aos indícios de corrupção e outros tiques de uma maioria absoluta de 30 anos, embora não subscreva a maneira como as denúncias foram feitas, fulanizando-as e na forma de acusações difíceis de provar.

Sem esquecer que, optando pela cadeia em vez da multa de 1.500 euros - o grupo parlamentar do PSD-M parece ter essa decisão de levantar ou não, mais uma vez, a imunidade do deputado em causa (se não levantar de novo a imunidade, desta vez por vontade expressa do próprio, volta a ideia da actuação por conveniência e de haver dois pesos e duas medidas) - João Carlos Gouveia ganha como que estatuto de "preso político" e fica para a história. As ondas de choque do escândalo propagar-se-ão por muito tempo. Em cinco ou seis meses de encarceramento, pode escrever um livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário