«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, fevereiro 24, 2007

Marina não é mamarracho

Marina do Lugar de Baixo, Ponta do Sol, espera pela sua viabilização e pode atingir os 39,7 milhões de euros (photo (c) DRTM).

A Marina do Lugar de Baixo não é um mamarracho. Até está integrada na paisagem e é esteticamente agradável. É um elefante branco devido à inutilidade que a persegue, infelizmente, para os contribuintes que pagam e que poderiam usufruir (rentabilizar) de outro modo do equipamento.

Dito isto, não podemos negar os erros cometidos na sua projecção e construção, que estão a custar caro: Euromilhões na Marina do Lugar de Baixo. Há tempos indagava-se ainda sobre o silêncio estratégico que envolve a recuperação da marina.

Segundo o Diário (23.02.2007) noticiou, para resolver o problema da instabilidade na escarpa sobranceira ao equipamento, que vai cultar pelo menos 7,5 milhões de euros, a empreitada foi «adjudicada por ajuste directo a 1 de Fevereiro, mas não constou das conclusões do plenário de Governo.» Recorde-se, a propósito, que em Outubro de 2006, o Governo anunciou que seriam gastos 4,5 milhões de euros para consolidar a escarpa sobranceira à Marina do Lugar de Baixo, de onde se têm soltado pedras.

E falta resolver a fragilidade da marina face à ondulação marítima, que estes dias voltou a causar danos sobre o molhe principal. A empresa holandesa Delft fez uma proposta de 6,9 milhões de euros - para reduzir em «75% os efeitos devastadores» das ondas sobre os 400 metros do molhe principal -, sobre o qual não se conhecem mais desenvolvimentos. Apenas consta que ficou em stand by devido aos elevados custos, embora 6,9 milhões seja menos do que os 7,5 milhões para a escarpa.

Assim, se forem somados estes valores (7,5 para consolidar a escarpa; 6,9 para protecção das ondas; «investimento inicial de quase 24 milhões de euros»; 1,3 das obras de recuperação já executadas), o custo da Marina do Lugar de Baixo andará pelos 39,7 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário