«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, março 28, 2007

Criminalidade económico-financeira na Madeira

«A criminalidade económico-financeira* tem neste momento um grande peso nas investigações que a Polícia Judiciária está a levar a cabo na Madeira. De acordo com Carlos Farinha, coordenador do respectivo Departamento de Investigação Criminal, "quase metade" dos processos pendentes têm a ver com a referida área, na qual se inclui a corrupção**.»
(Diário, 28.03.2007)

«Inspector denuncia cultura do jeitinho e da gorjeta. Calado de Oliveira, inspector coordenador do Departamento de Investigação Criminal do Funchal da Polícia Judiciária, diz que o número de queixas por corrupção aumenta na Madeira e apela à prevenção. Calado de Oliveira propõe uma mudança de mentalidades para acabar com "as culturas do jeitinho e da gorjeta". Região carece de "cultura de repúdio da corrupção". O número de denúncias tem aumentado consideravelmente ao longo dos últimos anos na Região».
(Diário, 28.01.2007)

* Faces da criminalidade económico-financeira: corrupção, tráfico de influências ('lobbying'), peculato, falsificação de documentos e de moeda, branqueamento de capitais, prevaricação, abuso de poder e até tráfico de estupefacientes e burlas diversas.

** Corrupção existe sempre que alguém utiliza meios ilícitos, melindrosos ou ocultos com o fim de produzir um benefício privado indevido e à custa do esforço público.

Sem comentários:

Enviar um comentário