«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, março 31, 2007

Empresas públicas "falidas"






O Diário deu em primeira mão a notícia sobre a auditoria do Tribunal de Contas a uma das empresas, o Jornal da Madeira, agora declaradas tecnicamente "falidas", (ver Diário de 2 de Fevereiro de 2007: 'JM' custa ao erário quase três mil contos por dia, onde se dizia que «uma auditoria do TC relativa a 2005 aponta para 4 milhões de subsídios e 600 mil euros de publicidade»). O Diário não deu primeiro a notícia das contas relativamente a todas as outras outras empresas "falidas" porque os vários órgãos de comunicação deram-na ao mesmo tempo, ao contrário do que, por lapso, referimos aqui, em confusão com a referida notícia do Diário de 2 de Fevereiro. Obrigado pela chamada de atenção por parte de um comentarista.

2 comentários:

  1. Onde e quando o Diario já tinha dado esta noticia?
    O relatório do Tribunal de Contas foi disponibilizado no dia 29, o Publico e o Diario deram no mesmo dia. Mentira & complexos...

    ResponderEliminar
  2. Tem razão nesta, confundi com a notícia sobre a auditoria do Tribunal de Contas a uma das empresas tecnicamente "falidas", o Jornal da Madeira, facto noticiado pelo Diário em 2 de Fevereiro de 2007: 'JM' custa ao erário quase três mil contos por dia, onde se dizia que «uma auditoria do TC relativa a 2005 aponta para 4 milhões de subsídios e 600 mil euros de publicidade.»

    O contas relativamente a todas as outras outras empresas "falidas" foi, de facto, dado ao mesmo tempo pelos vários órgãos de comunicação.

    Quanto aos milhões em obras e subsídios aprovados pela altura da demissão do Governo o caso é diferente. O Diário noticiou os factos em 15 de Março de 2007 ("GR encomendou obras milionárias nas vésperas da demissão"), com os números que suporta a conta. Quem pega no assunto mais tarde (o Público falou 9 dias depois, facto referido na Revista do Diário de 25 de Março de 2007) tem margem para acrescentar/actualizar alguma informação. E ainda bem. Não se está a fazer aqui juízos de valor mas apenas a situar factos.

    ResponderEliminar