«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, março 03, 2007

Professores de luto e em luta 40: conhecer Valter Lemos autoritário e ilegalista

O SOL noticia hoje que o secretário de Estado da Educação Valter Lemos, em reunião na quarta-feira à noite com deputados socialistas da comissão parlamentar de Educação, «berrou, amachucou os papéis e atirou-os ao ar numa atitude inimaginável e indigna para um governante», contou ao SOL fonte do PS. E reforçou: «Não foi um berro isolado. Gritou de forma continuada. Estava totalmente descontrolado. Os deputados ficaram estupefactos e preferiram continuar a falar como se estivessem perante uma pessoa no seu estado normal». Os ânimos exaltaram-se quando surgiram críticas ao processo de regulamentação do Estatuto da Carreira Docente. A Educação faz fractura no PS.

O EXPRESSO, também na edição de hoje, na notícia intitulada Secretário de Estado condenado, dá mais alguns elementos sobre os "feitos" de Valter Lemos. «O actual secretário de Estado da Educação viu anulado pelo Tribunal Administrativo de Coimbra um concurso para professores coordenadores — aberto por sua iniciativa quando era presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O tribunal considerou que Valter Lemos violou diversas normas legais, entre as quais os Estatutos da Carreira Docente e do próprio instituto. "São falhas demasiado grosseiras para serem devidas a ignorância", disse um dos advogados do processo.

NOTA: Parece que Valter Lemos já não respeitava o Estatuto da Carreira Docente há muito tempo. A legalidade parece não ser o seu forte (vide post seguinte). Percebe-se a razão de estar obcecado no desmantelamento do ECD, desde a primeira hora...

1 comentário: